A UEFA emitiu um comunicado de imprensa, esta quinta-feira (22), referindo que vai abrir uma investigação relativa ao “caso Negreira”, envolvendo o FC BarcelonaInspetores de Ética e Disciplina da UEFA foram nomeados hoje para a condução de uma investigação relativa a possível violação do quadro legal da UEFA por parte do FC Barcelona, relacionada com o designado ‘caso Negreira'”, informou o organismo, citado pela Reuters.

As suspeitas surgem devido às investigações que o Ministério Público de Barcelona desenvolveu, há cerca de um ano, ao clube sediado na Catalunha. José Negreira, antigo responsável da arbitragem espanhola, alega ter recebido, entre 2001 e 2018, quase sete milhões de euros, através de uma empresa. Este pagamento seria para o responsável tomar decisões que favorecessem o clube.

A situação foi investigada pelo Ministério Público espanhol, que apresentou uma denúncia formal no Tribunal de Instrução n.º 1 de Barcelona, contra a equipa. As alegadas irregularidades fiscais feitas pela empresa do antigo vice-presidente da Comissão Técnica de Árbitros trouxeram a lume, em maio de 2022, os pagamentos recebidos.

Para além de José Negreira, alguns ex-dirigentes foram acusados por alegada corrupção, abuso de confiança e registos comerciais falsos, nomeadamente Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro