A Liga dos Campeões vai passar por uma mudança de formato na próxima época, assim como a Liga Europa e a Liga Conferência. A decisão foi aprovada em 2022, mas só vai entrar em vigor a partir da temporada 2024/25.

O sorteio da Liga dos Campeões e da Liga Europa decorreu esta sexta-feira

A Liga dos Campeões vai ter um novo modelo competitivo na próxima época. Foto: Prakash/Flickr

A Liga dos Campeões vai passar por uma grande mudança a partir da próxima época. A competição de mais prestígio na Europa terá um formato diferente que inclui mais clubes, mais jogos, mudança na qualificação, entre outras novidades. A mudança também vai ter implicações na Liga Europa e na Liga Conferência, mas de forma um pouco diferente na última. Confira abaixo as mudanças no formato.

Adeus, fase de grupos! Agora é fase da liga

A principal mudança é que a competição vai deixar de ter uma fase de grupos. A partir da próxima época, vai haver uma fase da liga. Nela, vão participar 36 clubes, quatro a mais do que no atual formato. Esta primeira fase da prova implica mais  dois jogos do que no modelo atual. Contudo, não vão mais existir confrontos em casa e fora contra os mesmos adversários.

Neste campeonato de 36 equipas, cada uma vai fazer um jogo contra oito clubes diferentes, sendo quatro dos jogos em casa e os outros quatro fora. Uma nota importante é que continuará a haver o mesmo fator qualitativo para a definição dos adversários: os quatro potes definidos a partir dos coeficientes de clubes da UEFA. Cada pote vai passar a ter nove clubes (atualmente eram oito) e cada clube jogará contra dois adversários de cada pote, sendo um jogo em casa e o outro fora.

Na nova fase da liga, a pontuação é feita da mesma forma: três pontos por vitória, um ponto por empate e nenhum por derrota.

A ordem de desempate mantém-se pela ordem atual: pontuação, confronto direto entre equipas, diferença de golos e golos marcados.

Quanto à qualificação para os oitavos de final, passam diretamente os oito primeiros classificados da liga que assumem o estatuto de cabeças de série no sorteio.

Já os clubes que ficarem entre a 9.ª e a 24.ª posições vão enfrentar-se diretamente em jogos eliminatórios num playoff para os oitavos. Os que ficarem entre as 9.ª e 16.ª classificações serão cabeças de série nos playoffs. Só oito vão conseguir um lugar na fase seguinte.

Outra das novidades é que as equipas que não conseguirem o apuramento para os oitavos de final não passam para a Liga Europa. Ficam eliminadas das competições europeias.

a partir dos oitavos de final, a competição passa a seguir o formato atual.

De onde vêm os quatro novos qualificados?

Até aqui, a fase de grupos contava com 32 clubes. Na próxima temporada serão, como já se disse, 36. Os quatro novos qualificados entram na competição de três formas diferentes:

  • O primeiro vai ser o terceiro classificado da quinta liga com mais pontos no coeficiente de clubes da UEFA. O quarto classificado nesta liga agora passa a disputar a fase preliminar. Antes, apenas os dois clubes com mais pontos desta liga conseguiam qualificação direta, enquanto o terceiro classificado jogava a fase preliminar;
  • O segundo é um campeão nacional que não adquire vaga direta para a Liga dos Campeões. O número de vagas através do ‘caminho dos campeões’ sobe de quatro para cinco;
  • Os terceiro e quarto qualificados serão clubes que pertencem às duas ligas com mais pontos no coeficiente anual da UEFA, mas que ficaram a uma posição da qualificação. Ou seja, caso um clube termine a época na quinta posição numa liga que tem quatro vagas destinadas à Liga dos Campeões e esta tenha tido um dos dois melhores coeficientes na temporada, este clube qualificar-se-á diretamente para a Liga dos Campeões.

A título de exemplo, caso as novas regras já estivessem em vigor esta época, a Liga dos Campeões teria também o Olympique de Marselha (terceiro classificado na Ligue 1), Maccabi Haifa/AEK Atenas/Raków Częstochowa/Molde (caminho dos campeões), Liverpool e Atalanta (Inglaterra e Itália ficaram em primeiro e segundo no coeficiente anual da UEFA).

Como ficam a Liga Europa e a Liga Conferência?

A Liga Europa e a Liga Conferência vão passar por uma reforma semelhante. Vai deixar de ser possível ter acesso à Liga Europa através da Liga dos Campeões. A Liga Europa seguirá o mesmo formato de liga da Liga dos Campeões, assim como a Liga Conferência, mas a Liga Conferência, mesmo com 36 clubes, não terá tantos jogos na fase da liga – serão apenas seis jogos.

Haverá também semanas exclusivas para cada uma das ligas. Os dias usuais das competições serão: Liga dos Campeões às terças e quartas-feiras, Liga Europa e Liga Conferência às quintas-feiras. Na semana exclusiva da Liga dos Campeões, haverá jogos de terça a quinta-feira. Na semana exclusiva da Liga Europa, haverá jogos quarta e quinta-feira. Já na semana exclusiva da Liga Conferência, haverá jogos apenas na quinta-feira.

Por que razão houve esta mudança?

Segundo o site oficial da UEFA, “as alterações introduzidas destinam-se a garantir o futuro positivo do futebol europeu a todos os níveis, bem como satisfazer as necessidades crescentes de todos os intervenientes”. A expansão “permitirá que mais equipas e, dessa forma, mais treinadores e jogadores, possam participar em jogos mais competitivos a nível europeu”.

Editado por Filipa Silva