Os jardins da sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), situada no Campo Alegre, recebem quatro conversas literárias à volta da escritora Agustina Bessa-Luís. Sob o mote “Um brinde a Agustina”, os encontros têm como objetivo homenagear e relembrar a escritora, falecida em 2019 e cujo centenário se celebra este ano.

A iniciativa arranca hoje (terça-feira), às 17h30, com “Uma Geografia Sentimental”. A primeira conversa do projeto conta com a presença de Mónica Baldaque, Bruno Vieira Amaral e Jorge Sobrado (como moderador) para refletir sobre a influência da literatura na imagem que o leitor cria dos lugares.

O segundo encontro tem data marcada para 20 de abril. Segundo o site da CCDR-Norte, “Os limites da Biografia e da Ficção” irá tentar responder a duas perguntas: “Quanto de verdade há na ficção? Quanto de ficção há no relato de uma vida?”. Este debate contará com Helena Teixeira da Silva, como moderadora, e tem a participação de Mário Cláudio e Joaquim Vieira.

Já a 18 de maio, decorre “O Cânone, Oh, O Cânone”. Lídia Jorge, Miguel Tamen e Isabel Pires de Lima irão debater sobre as normas na literatura. Sob a moderação de Patrícia Fernandes, os espectadores irão perceber se será necessário seguir as regras da escrita.

Por fim, “Toda a gente sabe que o livro é melhor que o filme” realiza-se a 15 de junho, com Sérgio Almeida como moderador. Com a participação de Pedro Mexia, Patrícia Muller e Eduardo Brito esta conversa irá tentar responder à questão colocada no próprio título: Será o livro melhor que o filme?

As sessões iniciam às 17h30 e têm entrada gratuita.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro