O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães por três bolas a zero, mas isso não foi suficiente para dar o título à equipa azul e branca. Apesar de uma partida completamente dominada pelo Porto, o Benfica foi quem fez a festa do título ao vencer o último classificado, Santa Clara, com o mesmo resultado.

Taremi abriu o marcador e sagrou-se como o melhor marcador da época no campeonato português. Foto: FC Porto/Facebook

Mais de 42 mil espectadores foram, este sábado, ao Dragão, com a expectativa, ainda que remota, de poderem celebrar o bicampeonato dos azuis e brancos. Mas a tarefa era difícil. Na última jornada do campeonato, o Futebol Clube do Porto precisava obrigatoriamente da vitória, mas precisava também que o Benfica cedesse em casa, diante do último classificado do campeonato. A primeira condição foi cumprida sem grandes dificuldades – vitória por 3-0 -, mas a segunda não se verificou, e o Benfica acabou a celebrar o 38.º título da sua história.

Seja como for, diante de um Vitória a quem o empate bastava para manter o quinto lugar da Liga, a equipa azul e branca entrou para ganhar. Com uma mentalidade ofensiva, dominou praticamente o jogo todo. A expulsão de Tomás Handel, da equipa do Vitória, também permitiu uma maior abertura no ataque e influenciou o resultado final do jogo. Os vitorianos não foram capazes de acompanhar a formação da cidade invicta. Taremi (8′), Otávio (32) e Evanilson (39′) assinaram os golos da equipa da casa.

Uma primeira parte cheia de golos

O FC Porto entrou em campo com duas alterações no onze inicial face ao jogo com o Famalicão. Evanilson entrou para a dupla de ataque com Mhedi Taremi, substituindo Martinez. Uribe saiu do banco para o lugar de Grujic, para preencher o meio-campo.

E dois minutos bastaram para marcar o sentido do jogo. O cartão vermelho dado a Tomás Handel, depois de uma entrada dura sobre Matheus Uribe, ditou o decorrer de toda a primeira parte.

A formação de Guimarães não conseguiu tomar as rédeas do jogo e o primeiro golo chegou no minuto 8. Num contra-ataque rápido, os azuis e brancos marcaram, com selo do melhor goleador da liga portuguesa esta temporada: Mhedi Taremi, que carimbou o 22.º golo da sua conta no campeonato, 31.º da época nos dragões. A assistência foi de Pepê. 

Três minutos a seguir, volta a haver golo por parte do FC Porto, mas este foi anulado por fora de jogo de Pepê. Com uma equipa da casa com fome de golos e um Vitória sem conseguir construir, os conquistadores viram-se obrigados a fazer alterações na equipa.

A bater no minuto 32, o Porto aproveitou-se de mais uma situação de contra-ataque e Otávio fez o 2-0. Com assistência de Galeno, o ex-vitória fez um remate muito bem colocado, sem defesa possível para Bruno Varela.

A conta aumentou novamente para os azuis e brancos e, desta vez, o golo foi de Evanilson, assistido por Taremi. Depois de várias tentativas falhadas de sair em ataque organizado, o Vitória de Guimarães cedeu mais uma vez à pressão portista e não evitou o 3-0.

Uma segunda parte mais arrefecida

Apesar de o Futebol Clube do Porto continuar com a mesma vontade de vencer, a equipa de Guimarães parece ter entrado com outra mentalidade. Depois dos três golos sofridos na primeira parte, o Vitória conseguiu, na segunda, fechar melhor as suas linhas e sair algumas vezes para o ataque.

Aos 67 minutos da partida, os portistas reclamaram mão na bola por parte Ibrahima Bamba, dentro da grande área do Vitória. Apesar do lance polémico e dos assobios de um estádio quase cheio, o árbitro nada assinalou e o jogo seguiu normalmente.

A melhor oportunidade da equipa vitoriana só chegou aos 88 minutos. André Amaro desviou de cabeça um cruzamento, mas a bola passou ao lado da baliza de Diogo Costa. O guarda-redes internacional português teve uma partida tranquila, sem grandes intervenções.

A segunda parte do jogo ficou marcada, ainda, pela festa nas bancadas. Apesar do Futebol Clube do Porto ter falhado o primeiro lugar e do Vitória Sport Clube ter perdido o quinto lugar para o Arouca, os adeptos das duas equipas cantavam tão fervorosamente como quem quanta quando ganha. Não falharam as habituais provocações e o ambiente no Estádio do Dragão esteva quente e ninguém ficou indiferente.

Quando surgiu o apito que avisava o final da partida no Estádio do Dragão, percebeu-se o sentimento agridoce dos adeptos azuis e brancos. A alegria da vitória e a tristeza da perda do campeonato não impediram a chuva de cânticos durante mais de 10 minutos. Juntaram-se aos adeptos os jogadores e equipa técnica, agradecendo o apoio destes durante toda a época.

Conceição: “Muito positivo seria ganhar o campeonato”

Na conferência de imprensa, Sérgio Conceição agradeceu a toda a massa associativa do Futebol Clube do Porto, como também à instituição e aos jogadores.

Quanto ao balanço da época, focou-se nos dois títulos ganhos, a Supertaça Cândido de Oliveira e a Taça da Liga que deu aos portistas o estatuto de campeões de inverno. Afirmou, ainda, que foi um ano “positivo”, mas que “muito positivo seria ganhar o campeonato”.

O treinador do FC Porto concordou que a má primeira volta condenou a classificação no campeonato. A aproximação ao líder Benfica na segunda volta não chegou para celebrar o título de campeão nacional. “Somos a melhor equipa (do campeonato)”, afirmou ainda Sérgio Conceição.

Moreno Teixeira, treinador do Vitória Sport Clube, fez um balanço bastante positivo da época. “Noutros clubes era muito mais fácil despedir o Moreno. Sinto que a administração acreditou em mim por convicção e não por necessidade”, afirmou o treinador que, durante a época, teve altos e baixos, mas que cumpriu o objetivo do clube de ir às competições europeias.

Em relação ao jogo, o treinador vitoriano admitiu a superioridade do Porto e que este ficou também condicionado pela expulsão precoce de Tomás Handel. Ainda assim, conseguiu uma segunda parte sem golos sofridos, que o próprio admitiu ser um dos objetivos do plantel para o que restava da partida.

A época terminou aqui para a formação vimaranense, mas o Futebol Clube do Porto ainda vai disputar a final da Taça de Portugal contra o Sporting Clube de Braga no próximo domingo (04).

Artigo editado por Filipa Silva