A 14.ª edição do evento leva ao Porto, junto ao Edifício Transparente, dez modalidades de deportos de praia - algumas em estreia. As competições decorrem aos fins de semana, ao longo de três meses, e têm entrada gratuita.

O Estádio de Praia do Porto vai ser montado na praia Internacional, junto ao Edifício Transparente. Foto: Guilherme Oliveira/CM Porto

Os dias mais longos do verão estão de volta e, para celebrar a estação, a cidade do Porto vai receber a 14.ª edição do Estádio de Praia, junto ao Edifício Transparente, no Porto. O arranque oficial da temporada desportiva está agendado para este fim de semana (3 e 4 de junho). Ao longo de três meses, o equipamento vai receber inúmeras competições de desportos de praia, com entrada gratuita

Calendário de Provas 

03 a 04 de junho – Futebol de Praia
10 a 11 de junho – Futevólei de Praia
14 a 18 de junho – Rugby de Praia
23 a 25 de junho –Voleibol de Praia
1 a 2 de julho – Hóquei de Praia
08 a 09 de julho – Teqball
15 a 16 julho – Futebol de Praia
20 a 23 de julho –Andebol de Praia
27 a 30 de julho – Andebol de Praia
5 a 6 de agosto – Basquetebol (3×3)
12 e 13 de agosto – Futebol de Praia
14 a 15 de agosto – Futebol de Praia
17 a 20 de agosto – Futebol de Praia
26 a 27 de agosto – Ténis de Praia
02 a 03 de setembro – Crosstraining
09 de setembro – Concerto de Encerramento

No programa estão incluídas dez modalidades. Além dos já habituais futebol, rugby, voleibol, andebol, ténis e futevólei – tudo na versão de praia –, o espaço vai contar também com quatros estreias: hóquei, teqball (uma espécie de ténis de mesa, jogado numa superfície curva com uma bola semelhante à do futebol, que pode ser batida por qualquer parte do corpo menos as mãos), basquetebol 3×3 e crossfit. Todos os desportos vão ter etapas nacionais e internacionais.

Ao todo, os jogos vão decorrer ao longo de 14 fins de semana, com término agendado para 3 de setembro. Para assinalar o fim das atividades, está ainda marcado um concerto de encerramento, cujas informações serão anunciadas em breve, segundo a Câmara Municipal do Porto.

O destaque desta edição recai igualmente nos esforços para a diminuição do impacto da pegada ecológicada infraestrutura. Para atingir esse fim, e no seguimento do Pacto do Porto para o Clima, é incentivada a reciclagem através da disponibilização de postos de recolha diferenciada de resíduos. Soma-se a reutilização de materiais publicitários no período pós-evento e a colocação de pontos de abastecimento de água, para reduzir garrafas descartáveis.

O Estádio da Praia é uma iniciativa da Câmara do Porto, implementada pela empresa municipal Ágora, e tem como objetivo incentivar a prática de um estilo de vida saudável – que alie o exercício físico ao ar livre. 

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira