O Balleteatro, pioneiro no desenvolvimento das artes performativas e imagem em movimento portuguesas, assinala 40 anos. Para celebrar (e depois de vários eventos pontuais que têm vindo a ser organizados ao longo do ano), vai promover uma série de atividades relacionadas com o mundo artístico. Arrancam esta quarta-feira (14), trazendo um concerto dos Fado Bicha, às 21h00, no Coliseu Porto Ageas, a residência artística da instituição.

A entrada é gratuita e os bilhetes podem ser levantados na bilheteira do Coliseu, esta quarta-feira, entre as 13h00 e as 20h30. No máximo são cedidos dois por pessoa e estão limitados à lotação do espaço. Será a primeira vez do projeto musical e ativista, composto por Lila Fadista e João Caçador, neste espaço.

No palco, o duo explora o universo do fado de forma inovadora, ultrapassando as fronteiras tradicionais do género ao criar narrativas com base em temas que antes não eram expressos. O foco cai na representatividade da comunidade LGBTQIA+ e estende-se a outros temas como o género, colonialismo, racismo, feminismo e direitos dos animais

Mas antes, mesmo dia, o Balleteatro integra ainda na programação o espetáculo “Memórias de um Corpo”, trazido pela comunidade sénior da Associação do Monte Pedral. Vai decorrer também no Coliseu, às 17h00, e tem entrada livre.

Quatro décadas de vida celebram-se o ano todo

No fim de semana, as celebrações continuam com a primeira edição do festival “Extemporânea”, no Jardim Botânico do Porto. Com curadoria de Isabel e Né Barros, Flávio Rodrigues e Jorge Gonçalves, o evento traz, no sábado, performances de Maria Antunes (16h00) e Ana Isabel Castro (18h00). Somam-se, no domingo, as atuações de João Oliveira e Aura, respetivamente, nos mesmos horários que no dia anterior.

Durante o horário de funcionamento do Jardim Botânico (das 10h00 às 19h00, com entrada livre), serão disponibilizadas “audiowalks” (audio-caminhadas). São acessíveis através de códigos QR, em áudio e texto, e contam com intervenções artísticas de Isabel Carvalho, Susana Gaudêncio, Maria Inês Marques, Luca Argel e Melissa Rodrigues.

Até ao final do ano ainda vão acontecer outras atividades, incluindo residências online para coreógrafos, bailarinos e performers e o lançamento de uma plataforma online chamada “Mnemónica”.

Em setembro, os alunos de Dança e Teatro do Balleteatro vão apresentar um espetáculo. Outubro traz a 12.ª Edição do “Family Film Project” e, em novembro, está agendado o lançamento de um livro e o espetáculo “IO”, no Museu Nacional de Soares dos Reis.

Editado por Ângela Rodrigues Pereira