Já foram regatadas 104 pessoas durante as operações de salvamento a decorrer ao largo da península do Peloponeso, dizem autoridades gregas. O número exato não é conhecido, mas sabe-se que estavam centenas de migrantes a bordo, vindos da Líbia.

O Mar Mediterrânio é uma das principais rotas de refugiados, tendo sindo registadas mais de 20 mil mortes na última década. (Fotografia tiradas em 2016, a exibir refugiados turcos rumo à ilha grega de Lesbos). Foto: Mstyslav Chernov/Unframe via Wikimedia CommonsCC BY-SA 4.0

Segundo a Guarda Costeira Grega, o navio de pesca que naufragou esta quarta-feira, na costa de Pylos, a sudoeste da região sul do Peloponeso, resultou em pelo menos 78 mortos, avança a Euronews, e dezenas de desaparecidos. Este é o terceiro incidente do género a decorrer na Grécia, desde o início de maio.

O barco terá virado e afundado durante a noite, estando em curso operações de busca e salvamento. Até ao meio-dia, foram resgatadas cerca de 104 pessoas – 100 dos quais já foram transportados para o porto de Kalamata, enquanto os quatro restantes foram encaminhados para o hospital local, por hipotermia. 

As autoridades afirmam que a embarcação vinha de Toboruk, na Líbia. Não é conhecido, contudo, o número exato de pessoas a bordo, sabendo-se que seriam centenas. Informações divulgadas, via Twitter, pela organização não-governamental Aegean Boat Report (em português Relatório de Barcos do Mar Egeu), indicam que, de acordo com um relatório da linha independente Alarm Phone, poderiam ser mais de 700.

O barco, que ia em direção à Itália, foi avistado pela primeira vez  na tarde desta terça-feira por um avião da Agência Europeia de Vigilância de Fronteiras, de acordo com as autoridades gregas. A guarda costeira afirma que os migrantes “recusaram receber ajuda”, manifestando querer prosseguir viagem.

O Mediterrâneo é uma das rotas de passagem mais procuradas por refugiados para chegar à Europa – de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), nos últimos nove anos (desde 2014), foram registados mais de 20 mil mortos no mar.

Também esta quarta-feira, um veleiro que carregava 80 migrantes, no largo de Creta, teve de ser resgatado pela Guarda Costeira Grega. Além deste incidente, morreram três refugiados num naufrágio no largo de Míconos, a dia 26 de maio.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira