A principal atração do programa da 14.ª edição do Estádio de Praia é o Campeonato Europeu de Rugby de Praia, que arranca no próximo fim de semana, no Porto, com 22 das melhores equipas europeias desta modalidade, sendo 14 masculinas e oito femininas. Além de equipas portuguesas, vão participar formações de Espanha, França, Itália e Irlanda. O principal objetivo deste circuito é promover e impulsionar o desenvolvimento do rugby na Europa.

O primeiro dia, sábado (17), vai ser dedicado à competição sénior, com cerca de 60 jogos. Entre as 09h30 e as 19h45, a Etapa do Porto do Circuito Europeu de Rugby de Praia vai ser disputada por 12 equipas, entre elas as campeãs europeias: os franceses da Ovale Beach Marseille (equipa masculina) e as portuguesas Sport Rugby (equipa feminina).

O domingo (18) começa às 10h00 com um mini-campeonato para os atletas dos escalões de formação de rugby de praia, dos sub-6 aos sub-12. Da parte da tarde, a partir das 13h30, decorre a Youth Cup, dos escalões sub-14 e sub-16.

O Campeonato Europeu de Rugby de Praia tem seis etapas e, depois de Portugal, vai passar pelos Países Baixos, Itália, Espanha, Hungria e a final vai ser disputada em França.

O guia essencial para o rugby de praia

De acordo com as regras da Associação Europeia de Rugby de Praia, que se aplicam no torneio que o Porto vai receber, a modalidade é disputada por equipas de cinco elementos em campo, com até sete jogadores no banco. 

Os jogos têm duas partes, com cinco minutos cada. A área de jogo, semelhante à do futebol de praia, teem 31 metros de comprimento por 25 de largura.

Ao contrário do rugby tradicional, no rugby de praia não existem balizas (postes), portanto apenas se marca o try que vale um ponto.

Depois do rugby, o voleibol de praia

Para além do rugby, o Estádio de Praia conta um calendário desportivo bastante extenso, com competições de voleibol, futebol, andebol e ténis de praia e com quatro modalidades estreantes: o hóquei, o teqball, o basquetebol 3×3 e o crosstraining.

No fim de semana de 24 e 25 de junho, o Estádio de Praia vai receber competições de voleibol de praia.

Aberto a 3 de junho, o Estádio de Praia fica até 9 de setembro junto ao Edifício Transparente, no Porto. Foto: Ágora Porto/CMP

Como nas edições anteriores, o Estádio de Praia está localizado na Praia Internacional do Porto, junto ao Edifício Transparente, com vista para o mar e com ligação ao Parque da Cidade. A entrada em todas as provas é gratuita.

O encerramento do Estádio de Praia, a 9 de setembro, conta com um concerto que será anunciado brevemente.

Editado por Filipa Silva