O monarca vai adiar os compromissos públicos agendados para o período de tratamentos, mas vai continuar a tratar dos assuntos de Estado. O comunicado oficial do Palácio de Buckingham não adiantou com que tipo de cancro Carlos III foi diagnosticado.

O monarca já iniciou os tratamentos oncológicos. Foto: Wikimedia CommonsScottish Parliament Copyright Licence

O Palácio de Buckingham anunciou, na segunda-feira (5), que o rei Carlos III foi diagnosticado com cancro. No comunicado oficial, não é revelado o estádio em que a doença se encontra, nem o tipo exato de cancro com que o monarca foi diagnosticado.

O tumor foi descoberto, depois de o rei ter realizado um “tratamento para hiperplasia benigna da próstata”. No entanto, uma fonte real revelou à CNN, sem adiantar mais pormenores, que não se tratava de cancro da próstata.

Em declarações à BBC Radio 5, na terça-feira (6), o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, disse estar “chocado e triste” com a notícia. Apesar de não terem sido revelados mais detalhes sobre o estado de saúde do monarca, Rishi Sunak disse estar confiante na “recuperação total” do soberano, tendo em conta que o tumor foi “detetado precocemente”.

De acordo com o comunicado oficial, o rei vai continuar “a tratar dos assuntos de Estado e da documentação oficial”, mas os compromissos públicos agendados para o período de tratamentos vão ser adiados. O monarca “mantém-se totalmente positivo em relação ao seu tratamento e espera regressar às suas funções públicas o mais rapidamente possível”, pode ainda ler-se.

Os problemas de saúde de Carlos III começaram a ser conhecidos, depois de o Palácio de Buckingham ter revelado, a 17 de janeiro, que o rei ia ser hospitalizado para realizar um “procedimento corretivo”, devido a um aumento benigno da próstata.

O monarca, de 75 anos, já iniciou os tratamentos oncológicos.

Editado por Inês Pinto Pereira