Croácia, Polónia e Escócia são os adversários da seleção das quinas na próxima edição da prova. O sorteio decorreu esta quinta-feira (8), pelas 17h00, em Paris.

O antigo internacional espanhol Juan Mata sorteou os adversários de Portugal, esta quinta-feira, em Paris. Foto: Kristian Skeie - UEFA/UEFA via Getty Images

Na quarta edição da Liga das Nações, Portugal a deslocar-se à Croácia, Polónia e Escócia. A seleção de Roberto Martínez está inserida no grupo 1 e evita, assim, os principais candidatos à vitória da competição, nomeadamente, Espanha, França e Alemanha. O sorteio decorreu esta quinta-feira, ao final da tarde, em Paris.

A primeira jornada da fase de grupos será jogada de 5 a 7 de setembro. Os dois primeiros classificados de cada grupo da Liga A avançam para os quartos de final que vão ser disputados em março de 2025. Os terceiros vão jogar um play-off contra os segundos classificados da Liga B, enquanto os últimos são automaticamente despromovidos.

Os vencedores dos quartos de final avançam para a final four, que será jogada em novembro, num local a definir posteriormente pela UEFA.

As três primeiras ligas (A, B e C) são compostas por quatro grupos de quatro equipas, com cada equipa a disputar seis jogos. Todas as federações da UEFA foram sorteadas, com exceção da Rússia que continua banida. De destacar o grupo 2 da Liga A que junta Itália, Bélgica e França, todas seleções do top 10 do ranking da FIFA.

A Liga das Nações tem influência na qualificação para o próximo Mundial. São 16 as equipas europeias que vão marcar presença no Campeonato do Mundo de 2026. Os 12 vencedores dos respetivos grupos de qualificação apuram-se automaticamente para a prova. Os segundos classificados destes grupos entram para a fase de play-offs, onde ficam a faltar quatro equipas. Estas vão ser definidas pelos quatro vencedores dos grupos da Liga das Nações, com um ranking mais elevado e que não fiquem simultaneamente nos dois primeiros lugares nos seus grupos de qualificação do Mundial.

Portugal venceu a primeira edição da prova, em 2019, com a final a ser disputada no Estádio do Dragão. Em 2023, a Espanha derrotou a Croácia nas grandes penalidades, depois de ter eliminado a seleção das quinas na fase de grupos e é atualmente a campeã em título.

Editado por Filipa Silva