Benfica joga contra o Toulouse, da França, no Estádio da Luz, enquanto o Braga joga em casa contra o azerbaijano Qarabağ. O Sporting abre a disputa dos portugueses nas eliminatórias europeias contra o Young Boys, na Suíça. Todos os jogos são disputados nesta quinta-feira (15).

Artur Jorge (esq.), Rúben Amorim (centro), Roger Schmidt (dir.) na entrevistas de imprensa de antevisão dos jogos da Liga Europa. Fotos: SC Braga, Sporting CP, SL Benfica

A disputa das eliminatórias de acesso aos oitavos de final da Liga Europa começam nesta quinta-feira (15) para os clubes portugueses: Benfica, Sporting e SC Braga estão em prova.

Nesta fase da competição, jogam apenas os terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões, como o Benfica e o Braga, contra os segundos colocados da fase de grupos da Liga Europa, caso do Sporting.

O Sporting é a primeira equipa portuguesa a entrar em prova e vai a Berna para jogar contra o Young Boys, a partir das 17h45 (Portugal continental). Já SC Braga e Benfica jogam em casa, respetivamente, contra o Qarabağ e o Toulouse, às 20h00.

Young Boys vs Sporting

O Sporting disputa o apuramento para a próxima fase contra o Young Boys (YB), no Stade de Suisse, em Berna. Os atuais líderes da liga suíça foram os terceiros classificados no grupo G da Liga dos Campeões, tendo ficado atrás de Manchester City e RB Leipzig. O YB tem um aproveitamento de 66% nos seus últimos cinco jogos, incluindo uma derrota para os maiores rivais, o Basel.

Já o Sporting terminou a fase de grupos da Liga Europa em segundo lugar no grupo D, atrás do clube italiano Atalanta. Para este jogo na Suíça, o clube lisboeta conta com o regresso de Diomande, que no último domingo foi campeão da Taça das Nações Africanas; Fresneda, que já não joga há três meses por lesão no ombro, e com Koindredi, médio francês contratado ao Estoril Praia no mercado de inverno que ainda não estreou pelo clube alviverde. Coates, segundo Rúben Amorim, ficou em Lisboa dado o risco de lesões associado ao relvado sintético. Paulinho e St. Juste também não vão ser convocados por conta de lesões.

O treinador do Sporting deu destaque à força da equipa suíça em casa na conferência de imprensa de antevisão do jogo. “Há dois anos que [o Young Boys] não perde em casa para o campeonato e tem uma média de três golos em casa” por jogo. Amorim também exaltou a capacidade da equipa de jogar com o guarda-redes durante a posse de bola.

Recorde-se que o Sporting chegou, na época passada, aos quartos de final, depois de ter eliminado o Arsenal. Os leões caíram na competição aos pés da Juventus, depois de terem perdido por 2-1 no conjunto das eliminatórias.

O jogo será transmitido a partir das 17h45 na Sporttv 1.

Braga vs Qarabağ

O SC Braga vai jogar contra o azerbaijano Qarabağ em busca do apuramento para a próxima fase da Liga Europa no Estádio Municipal de Braga. O clube minhoto terminou no terceiro lugar o grupo C da Liga dos Campeões, atrás de Real Madrid e Napoli. Já o Qarabağ terminou a fase de grupos da Liga Europa em segundo no grupo H, atrás do Bayer Leverkusen.

Os arsenalistas tiveram jogos complicados na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas conseguiram qualificação para a Liga Europa por ter assegurado a terceira vaga ao invés do Union Berlin, clube que fez uma sequência de ótimas temporadas na Alemanha. Recentemente, o Braga vendeu um dos seus titulares, Al-Musrati, na janela de inverno, e perdeu por 5-0 para o Sporting, em Lisboa, num jogo importante na corrida do apuramento para a Liga dos Campeões.

Artur Jorge negou o favoritismo da sua equipa e disse que não espera “facilidades”: “O Qarabağ procura ter destaque na competição e temos de nos preparar para isso. O excesso de confiança que a equipa pode ter será o primeiro erro na abordagem para o jogo. A abordagem da equipa será séria, vincada e ambiciosa”, afirmou na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Na época passada, os bracarenses terminaram a campanha europeia na Liga Conferência, tendo perdido por 7-2, no agregado, para a Fiorentina.

O jogo desta quinta-feira será transmitido na Sporttv 2, a partir das 20h00.

Benfica vs Toulouse

O Benfica defronta o Toulouse em disputa por uma vaga nos oitavos de final da competição no Estádio da Luz. O clube lisboeta fez uma fase de grupos dececionante na Liga dos Campeões, apurando-se para a Liga Europa por ter ficado na terceira posição no grupo D, atrás de Real Sociedad e Inter de Milão, com um golo no último minuto contra o Red Bull Salzburg. Já o clube francês apurou-se para esta fase da Liga Europa por ter ficado em segundo lugar no grupo E da Liga Europa, atrás do Liverpool.

As águias vêm de um empate na Liga Portugal. O resultado surgiu depois de uma opção inusitada de Roger Schmidt para o onze titular: o Benfica jogou sem ponta de lança, embora tenha contratado Arthur Cabral e Marcos Leonardo nesta época. Quando questionado se terá a mesma abordagem para a disputa europeia, o técnico dos encarnados disse na antevisão do jogo que não vai revelar a escolha tática para o próximo jogo, mas que joga “sempre com avançados e jogadores de cariz ofensivo.” “No domingo, também fizemos isso, mas com um ponta de lança com características diferentes”, comentou.

O adversário do Benfica tem experiência recente contra grandes adversários e em jogos decisivos. Ficou apenas um ponto atrás do Liverpool na fase de grupos, clube que derrotou num dos encontros, além de ter se qualificado para Liga Europa através da conquista da Taça da França. Schmidt reconheceu a qualidade da equipa francesa: “Especialmente na fase de grupos da Liga Europa, jogaram de forma confiável a um nível alto. Só perderam um jogo num grupo muito difícil, isso mostra que também têm motivação extra para o futebol internacional. É isso que temos de esperar amanhã [quinta-feira], o melhor Toulouse e um adversário a dar tudo para conseguir um bom resultado aqui”.

O jogo será transmitido na Sporttv 1, também a partir das 20h00.

Editado por Filipa Silva