O apuramento português foi garantido por um golo marcado por Léo Martins a nove segundos do fim. Na última ronda, a seleção venceu Omã por 3-2, mas acabou por ficar atrás do Brasil no grupo D.

Mundial futebol de praia

Portugal segue para os quartos de final e quer o quarto título do mundo, tendo vencido também em 2001, 2015 e 2019. Foto: Federação Portuguesa de Futebol

A seleção portuguesa de futebol de praia venceu Omã, na última terça-feira (20), por 3-2. O resultado no último jogo do grupo D confirmou o apuramento para os quartos de final do Campeonato do Mundo da modalidade. A equipa de Mário Narciso ficou como segundo classificado, atrás do Brasil. O adversário de Portugal será a Bielorrúsia, líder do grupo C, com três vitórias em três jogos. O duelo acontece esta quinta-feira (22), às 13h00.

A campanha de Portugal na fase de grupos

A seleção das quinas estreou-se em grande contra o México, com uma goleada por 8-2. Já na segunda ronda do grupo D, no jogo contra o Brasil, apontado como o “grande clássico deste desporto” por Madjer, coordenador de futebol de praia, Portugal foi superado pelos brasileiros por 3-2, no prolongamento.

Foi o 41.º desaire contra o adversário histórico, superado pelos portugueses pela última vez há 13 anos. O apuramento foi garantido contra Omã. O golo decisivo de Léo Martins, melhor marcador da prova com sete golod, a nove segundos do fim do jogo, colocou Portugal em segundo lugar do grupo, com seis pontos, um a menos em relação ao Brasil.

https://twitter.com/selecaoportugal/status/1760076907092345263

Jogos a vencer pelo título mundial de futebol de praia

Os quartos de final do Campeonato do Mundo de futebol de praia acontecem nesta quinta-feira (22). O primeiro confronto é entre a Bielorrússia e Portugal, a partir das 13h00 (com transmissão da RTP 1), seguido de Irão-Itália, às 15h30. Emirados Árabes-Taiti, às 17h00, definem o possível adversário dos portugueses nas meias-finais.

Também no mesmo horário, Brasil-Japão decidem o último semifinalista. As meias-finais estão marcadas para sábado (24), em jogos a realizar às 14h00 e 15h30. A grande decisão acontece no próximo domingo (25), às 15h30. Já a disputa pelo terceiro lugar do Campeonato do Mundo de futebol de praia também será no domingo, às 14h00.

Todos os jogos do Mundial de futebol de praia terão a transmissão da FIFA+ e RTP Play.

Editado por Filipa Silva