O Festival da Canção, que celebra este ano o sexagésimo aniversário, volta este sábado (24) à televisão portuguesa. O JPN esteve à conversa com Mela, uma das concorrentes do festival que chegou ao palco do festival através do processo de livre submissão de canções.

A primeira semifinal acontece este sábado (24) com transmissão ao vivo na RTP1 Foto: RTP/Festival da Canção

O programa de entretenimento mais antigo da RTP retorna este sábado (24) à televisão portuguesa, recuperando o seu formato “clássico”. A 58.ª edição do Festival da Canção é marcada pela celebração dos 60 anos do evento, com a promessa de muitas surpresas e convidados que marcaram o festival.

O Festival da Canção 2024 vai estar dividido em três programas: duas semifinais, nos dias 24 de fevereiro (21h30) e no dia 2 de março, e a final, no dia 9 de março. Cada semifinal vai contar com dez canções. Seis passam à final.

Com uma votação distribuída entre a avaliação do júri profissional (50%) e a opinião do público (50%), à semelhança do que aconteceu no ano passado, após a divulgação dos cinco finalistas iniciais, o poder de voto regressa aos telespectadores que vão ter a oportunidade de salvar um sexto finalista. Assim sendo, a final vai contar com 12 artistas.

Nesta nova edição vão participar 20 artistas, que para além de compositores vão ser também intérpretes dos seus temas próprios. São eles (por ordem alfabética):

1. Bispo, “Casa Portuguesa”
  2. Buba Espinho, “O Farol”
  3. Cristina Clara, “Primavera”
  4. FILIPA, “You Can’t Hide”
  5. Huca, “Pé de Choro”;
  6. iolanda, “Grito”
  7. João Borsch, “…Pelas costuras”
  8. João Couto, “Quarto para um”
  9. LEFT., “Volto a Ti”
  10. Leo Middea, “Doce Mistério”
  11. Maria João, “Dia”
  12. Mela, “Água”
  13. Mila Dores, “Afia a Língua”
  14. Nena, com “Teorias da Conspiração”
  15. No Mafra ft Ana Maria, “Aceitar”
  16. NOBLE, “Memory”
  17. Perpétua, “Bem longe daqui”
  18. Rita Onofre, “Criatura”
  19. Rita Rocha, com “Pontos Finais”
  20. Silk Nobre, “Change”

Mela é uma das concorrentes da 58.ª edição do Festival da Canção mela_musica

No ano em que o festival comemora 60 anos, a RTP convidou 14 autores de diferentes géneros musicais e permitiu que os restantes artistas fossem escolhidos através de uma Livre Submissão de Canções que esteve aberta ao público, no site da emissora, entre os dias 7 de agosto e 15 de outubro. Através deste processo de inscrição independente, foram selecionadas seis canções que também vão pisar o palco. Uma delas é de Mela, que confessou ao JPN estar a realizar um sonho de criança: “Ter sido selecionada, é, não só o reconhecimento do meu trabalho, como uma enorme propulsão para o mesmo.”

Mariana Rodrigues, conhecida no ramo da música como Mela, sempre foi uma grande fã do Festival da Canção, visto, pela artista, como uma “celebração da música portuguesa”. Para a compositora, o programa “nunca será visto como uma competição, mas sim como uma união e apresentação de géneros musicais portugueses”.

A estudante de medicina vai concorrer com a música “Água”, tema que, aos olhos da autora, “é uma canção diferente do registo que costumamos ver no programa” e acredita ter sido selecionada pela “letra intensa e sincera”.

Mela admite também ter escrito a canção para si “e para o amor próprio que muitas vezes nos falta”, uma vez que a letra “é sobre sermos transparentes e a mais verdadeira versão de nós próprios, ignorando opiniões de terceiros”.

O evento, apresentado por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, vai ser transmitido ao vivo a partir dos estúdios da RTP e vai estar disponível na aplicação da emissora, RTP Play. A apresentadora Inês Lopes Gonçalves vai também acompanhar o evento desde o Green Room. Para além da emissão no canal público, a Antena 1, rádio oficial do festival, vai ter também uma programação dedicada à ocasião.

Todos os vídeos letrados já estão disponíveis online no Youtube do Festival e as canções podem ser ouvidas nas plataformas de streaming. Para além disso, através das redes sociais do evento – Facebook, Instagram e TikTok – vai ser possível ter acesso aos bastidores, reportagens e a conteúdos exclusivos.

O 68.º Festival Europeu da Canção, conhecido do grande público como a Eurovisão, para o qual se vai apurar uma das canções a concurso, vai ser realizado na Suécia, em maio deste ano.

Editado por Filipa Silva