O internacional francês vai ficar afastado dos relvados por quatro anos, depois de testado positivo num teste antidoping. O atleta contestou os resultados e disse que vai recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto.

Paul Pogba a treinar com os colegas de equipa da Juventus. Foto: Paul Pogba/Instagram

O médio francês Paul Pogba foi suspenso por quatro anos após ter falhado um teste antidoping. A decisão foi tomada esta quinta-feira (29) pelo tribunal antidopagem italiano.

O gaulês estava suspenso preventivamente pela associação italiana de antidopagem desde setembro, após falhar um outro teste antidoping, depois de um jogo entre Juventus e Udinese, em agosto do ano passado, no qual a vecchia signora venceu por 3-0.

Na rede social Instagram, o jogador disse considerar “que o veredito é incorreto“. “Estou triste, chocado e com o coração partido por me ter sido retirado tudo o que construí na minha carreira de jogador profissional”. “Como atleta profissional, nunca faria nada para melhorar o meu desempenho através da utilização de substâncias proibidas e nunca desrespeitei ou enganei colegas e adeptos de qualquer uma das equipas em que joguei ou contra“, pode ainda ler-se na publicação. O atleta disse também que vai recorrer da decisão no Tribunal Arbitral do Desporto.

O jogador está a ser punido por ter sido encontrada testosterona que não foi produzida pelo seu corpo em ambos os testes realizados. O uso de testosterona é proibido pela WADA (Agência Mundial Antidopagem) por poder fazer mal à saúde do atleta e melhorar os seus níveis de performance.

Segundo um estudo publicado no “Journal of Exercise Rehabilitation“, o uso de testosterona “pode melhorar a capacidade de exercício, a força muscular, o metabolismo da glucose e a sensibilidade barorreflexa” e pode ser utilizada na recuperação de lesões. Pogba jogou apenas 108 minutos na última temporada da Serie A italiana, embora tenha chegado ao clube de Turim no início da temporada.

Editado por Inês Pinto Pereira