Num jogo seguro e dominante, o treinador Roberto Martínez rodou o plantel e deu muitos minutos a jogadores que podem vir a ser peças cruciais. Portugal volta a jogar na próxima terça-feira contra a Eslovénia.

A seleção portuguesa venceu esta quinta-feira (21) a Suécia num jogo amigável de preparação para o Euro por 5-2. Para a vitória por margem confortável, muito contribuiu a eletricidade de Rafael Leão na primeira parte e as pernas descansadas dos suplentes no segundo tempo.

Os primeiros vinte minutos foram de domínio territorial da seleção nórdica. Os suecos tiveram mais posse de bola, mas não conseguiram aproveitar as suas chances. Portugal começou a criar oportunidades na transição. Aos 24 minutos, Bernardo Silva partiu em velocidade pela direita e rematou ao poste direito. Na recarga, Rafael Leão colocou com perfeição a bola no ângulo esquerdo da baliza sueca.

Aos 33 minutos, Matheus Nunes recebeu um passe de Bernardo Silva sob pressão e fez um remate firme e baixo logo à entrada da grande área, sem dar grandes chances ao guarda-redes sueco. O terceiro golo aconteceu aos 45 minutos, depois de Nelson Semedo ter recebido uma bola em profundidade e, com frieza, passar a bola por entre as pernas do defesa sueco para Bruno Fernandes, que só teve de empurrar a bola para o fundo da baliza. Portugal terminou a primeira parte sem ser soberano na posse da bola, mas cirúrgico nas transições.

No início do segundo tempo, Roberto Martínez fez várias substituições para testar a qualidade do plantel. Saíram Rafael Leão, Pepe e Nuno Mendes para a entrada de Bruma, António Silva e Toti Gomes, respetivamente. As alterações acabaram por se revelar um pouco caóticas no setor defensivo. Portugal passou a ter mais dificuldades na saída de bola e Dejan Kulusevski começou a ter superioridade nos duelos individuais contra Toti Gomes.

Mesmo assim, Portugal fez o quarto golo durante um ataque rápido. Aos 57 minutos, os portugueses pressionaram a saída da defesa e Bruno Fernandes roubou a bola ao central Isak Hien. Bruma recebeu o passe, deparou-se com uma baliza indefesa e não perdeu a oportunidade de ouro que lhe foi dada. No minuto seguinte, a Suécia marcou. A defesa portuguesa ficou exposta do lado esquerdo e Emil Holm cruzou com tranquilidade para que Viktor Gyökeres, na pequena área, diminuísse a vantagem portuguesa.

Aos 61 minutos, Nelson Semedo recebeu outra bola em profundidade e só precisou de cruzar para Gonçalo Ramos, que marcou o quinto golo de Portugal com tranquilidade. Com uma vantagem de quatro golos, Roberto Martínez decidiu tirar Matheus Nunes e Gonçalo Ramos, dois dos autores dos golos, para a entrada de João Neves e Jota Silva, que se estreou pela seleção nacional.

Nos últimos trinta minutos, a intensidade de Portugal caiu drasticamente. Aquilo que foi uma dominação absoluta com e sem a bola tornou-se um período turbulento de erros na saída de bola e falhas em concretizar o último passe. Contudo, a vantagem já era muito grande para ser revertida, e a Suécia só conseguiu marcar mais um golo, aos 90 minutos. Kulusevski cruzou sem pressão de Toti Gomes e Gustaf Nilsson subiu mais do que os centrais portugueses e marcou. Resultado final: 5-2.

O jogo foi importante para Martínez testar as peças que tinha à disposição. Mesmo sem oito jogadores, que vão estar disponíveis para o amigável contra a Eslovénia, o espanhol pôde ver a qualidade que podem oferecer jogadores, antes consideradas peças mais periféricas do plantel. Nélson Semedo, por exemplo, deu muitas dores de cabeça para o lado esquerdo da defesa sueca.

“As ideias defensivas foram muito bem executadas”

Na conferência de imprensa, o treinador da seleção portuguesa, Roberto Martínez, disse que ainda não é o momento para se preocupar com os nomes definitivos para o Euro. “Um treinador gosta de ter dores de cabeça, mas o estágio de março não é o momento para isso. Este é o momento de recolher informação e criar espírito de grupo. O dia 19 de maio, um dia antes da convocatória, é o dia para ter dores de cabeça”, disse o treinador.

O selecionador disse ter ficado feliz com a disciplina do seu sistema, mas não negou que a qualidade diminuiu com o tempo: “A Suécia tem atacantes de alto nível. As ideias defensivas foram muito bem executadas. Após os 60 minutos, perdemos a concentração em duas ações. Gostei do desempenho, da comunicação entre o António Silva, o Rúben Dias e o Palhinha”. O treinador disse também que o aproveitamento dos espaços foi “muito positivo” e que ficou satisfeito com a forma como a equipa conseguiu criar espaços para Rafael Leão ocupar.

Martínez confirmou que oito dos jogadores vão falhar o jogo contra a Eslovénia para dar lugar aos outros oito que vão chegar: Bernardo Silva, Rúben Dias, João Palhinha, Nélson Semedo, Toti Gomes, Rafael Leão, Bruno Fernandes e Gonçalo Ramos.

O jogo de Portugal contra a Eslovénia acontece na próxima terça-feira (26), às 19h45. Um dia antes, a seleção sueca joga contra a Albânia.

Editado por Inês Pinto Pereira