O Dia Nacional do Dador de Sangue assinala-se esta quarta-feira (27), data que reforça a necessidade de sensibilização para a dádiva de sangue. O que é preciso para doar sangue? Onde são feitas as colheitas? Quem não pode ser dador? O JPN tenta responder a estas e outras questões.

O que tenho de fazer para doar sangue?

A pessoa, que pretenda doar sangue, deve dirigir-se a um dos centros de recolha, no qual vai passar por uma triagem clínica para que as suas especificidades individuais sejam avaliadas. Deve levar consigo um documento de identificação com fotografia, efetuando posteriormente um questionário. Caso não sejam detetadas contraindicações médicas, o paciente passa a ser dador de sangue e é-lhe atribuído o Cartão Nacional de Dador de Sangue. Em Portugal, segundo os dados mais recentes do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, existem cerca de 170 mil dadores regulares.

Onde posso doar sangue?

Para doar sangue, o dador tem de se deslocar até um centro de recolha: hospital, centro de saúde, bombeiros, unidades móveis ou centros regionais de sangue. No Porto, a recolha pode ainda ser feita no posto fixo do Centro de Sangue e da Transplantação do Porto, na Rua de Bolama, que está aberto de segunda-feira a sábado das 8h00 às 19h30 (sem pausa à hora do almoço).

Pode dirigir-se aos centros do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, sediados nas cidades do Porto, Lisboa e Coimbra. Existem ainda postos aptos para a recolha em vários outros distritos: Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal e Viseu.

Para assinalar o Dia Nacional do Dador de Sangue, o Estádio do Dragão abriu as portas para uma colheita de sangue que decorre entre as 9h00 e as 19h00. O dador deve entrar pela Porta 16 em direção à Tribuna Nascente do Estádio do Dragão.

Quem não pode doar sangue?

Pessoas com idade inferior a 18 anos e com menos de 50 quilos e que não cumpram um estilo de vida saudável. Para além disso, pessoas com um histórico clínico em doenças cardíacas graves, hemofilia, ou portadoras de hepatite B ou C estão impossibilitadas de doar sangue. Há, contudo, algumas exceções. Caso tenha estas ou outras doenças e pretenda doar sangue, deve entrar em contacto com o seu médico.

Ter uma orientação homossexual deixou de ser um impedimento para doar sangue em março de 2021. A norma consta, desde essa data até à atualidade, na Direção-Geral de Saúde.

Pode doar se tiver uma tatuagem?

O dador pode candidatar-se à doação de sangue após quatro meses da realização da tatuagem. O uso de transfers, stencilling ou pinturas não são impeditivas da dádiva de sangue. Quem tem piercing também pode doar sangue, desde que o faça quatro meses após a sua colocação.

Pode doar sangue quem está com a menstruação?

Estar com a menstruação não é impeditivo para a dádiva de sangue, a menos que esteja associada a dores menstruais intensas e não controladas (dismenorreia). A ausência do período durante muito tempo é contraindicada.

Um fumador pode doar sangue?

Sim. No entanto, é indicado que não fume duas horas antes e depois da dádiva de sangue.

Pode doar sangue se estiver a tomar antibiótico?

O dador terá de aguardar pelo menos 14 dias após a última toma para se poder candidatar à dádiva de sangue. Este período de tempo pode, contudo, mediante os motivos individuais da toma da medicação, ser alargado.

O que tenho de fazer antes e depois da colheita?

Antes da recolha de sangue, é indicado fazer um reforço na hidratação (água ou chá), quer no próprio dia, quer no anterior. É ainda aconselhado evitar exposição solar por grandes períodos de tempo. Depois da doação, é importante continuar a hidratação e não realizar exercício físico no dia da dádiva.

Para doar sangue tem de se estar em jejum?

No dia da doação de sangue, não deve apresentar-se em jejum, pelo que, se for de manhã, é importante tomar o pequeno-almoço e, caso necessário, reforçar a meio da manhã. Se a doação se realizar na parte do almoço ou de tarde, deve optar por uma refeição mais leve, caso contrário deverá ser feita uma pausa de duas horas para a digestão. É ainda indicada uma hidratação abundante no pré e pós-dádiva.

Quanto tempo demora o processo de dádiva de sangue?

O processo, desde a inscrição, triagem clínica, recolha e refeição pós-doação, demora aproximadamente meia hora.

E o que acontece ao sangue que é doado?

O sangue doado é depois analisado quanto à presença de vírus e, no final, é separado em vários componentes, nomeadamente, glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma. Deste modo, cada doação pode ajudar um maior número de pessoas.

Quais são os benefícios de doar sangue?

O dador de sangue beneficia de isenção do pagamento de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde (SNS), bem como de um seguro de dador que auxilia em casos de acidentes pessoais, cirurgias, despesas de medicamentos e a “perda de remuneração quando o dador fica impossibilitado de trabalhar”. Para além disso, o dador usufrui de estacionamento nas instituições do SNS e tem direito a fazer uma pausa no trabalho durante o período da doação de sangue. Ainda nos hospitais do SNS, o dador tem direito à livre visita de doentes internados, durante o período destinado para o efeito.

Que tipos de sangue existem?

Existem quatro grupos sanguíneos: tipo A, tipo B, tipo AB e tipo O. Para a dádiva de sangue, todos os grupos sanguíneos são importantes.

Quantas vezes se pode doar sangue num ano?

Segundo o Serviço Nacional de Saúde, para doar sangue é aconselhado um período mínimo de dois meses entre dádivas, não excedendo as três colheitas no caso de mulheres e quatro no caso dos homens ao longo de um ano.

Editado por Inês Pinto Pereira