Após um mês de alguma incerteza, foi confirmado, esta sexta-feira, o regresso da Fórmula 1 a Portugal e ao Autódromo Internacional do Algarve, entre 30 de abril a 2 de maio de 2021. Através de um comunicado, a organização da Fórmula 1 revelou, finalmente, qual seria o palco da terceira prova do Calendário de 2021.

Stefano Domenicali, presidente da Fórmula 1, agradece “ao promotor do evento e ao governo português por todo o trabalho árduo e dedicação” para que fosse possível a realização do Grande Prémio de Portugal. A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, destacou a importância do evento para o país, referindo que eventos desta magnitude “são muito importantes” para a “promoção de Portugal como um destino turístico”.

Após 24 anos de ausência, o Grande Prémio de Portugal renasceu das cinzas em 2020, em plena pandemia. Com o cancelamento de diversas corridas, o Autódromo Internacional do Algarve foi um dos locais escolhidos pela organização para suprimir a falta de corridas no calendário do ano passado.

A prova foi vencida pelo sete vezes campeão do mundo Lewis Hamilton (Mercedes-AMG), a 92.ª vitória do piloto britânico, batendo assim o recorde de vitórias do também sete vezes campeão do mundo Michael Schumacher. Uma corrida cheia de emoção, com destaque para o excelente arranque de Carlos Sainz (McLaren) e o espetáculo vivido nas primeiras cinco voltas ao Circuito de Portimão.

h

Ainda não existe confirmação se a prova terá fãs nas bancadas. Com mais de 27 mil espectadores o ano passado, o primeiro-ministro António Costa, após o Conselho de Ministros extraordinário a 31 de outubro de 2020, considerou que foi “absolutamente inaceitável e irrepetível” o que aconteceu em Portimão, referindo que algumas regras “não foram cumpridas”, impedindo assim que o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, realizado em novembro, no mesmo circuito, tivesse público.

É a 18.ª vez que Portugal recebe a Fórmula 1, sendo que o primeiro Grande Prémio de Portugal ocorreu em 1958 na cidade do Porto (Circuito da Boavista). No ano seguinte, 1959, o circo da Fórmula 1 rumou a Lisboa, às ruas do Parque de Monsanto, regressando em 1960 ao Porto. Portugal teve de esperar mais 24 anos pelo retorno da maior competição automobilística do mundo e em 1984, o palco do Grande Prémio de Portugal foi o Circuito de Estoril, que até 1996 proporcionou grande momentos a todos os fãs da modalidade.

Artigo editado por João Malheiro