Conhecer a Universidade do Porto (UP) em 360º está à mera distância de alguns cliques. O projeto de mapeamento virtual, iniciado em 2020, está agora completo e permite visitar online todas as 14 faculdades e outros quatro espaços emblemáticos da instituição.

A navegação é feita em modo “Google Street View” e é acompanhada de blocos informativos com factos históricos e vídeos relativos aos espaços. As visitas estão disponíveis em português e inglês.

O campus virtual da UP começou a ser “construído” em finais de 2020. O projeto revela-se já “uma ferramenta muito útil” para os estudantes estrangeiros de mobilidade, reconhece o Serviço de Relações Internacionais (SRI) da instituição portuense em comunicado.

As visitas em 3D podem ainda ajudar a uma “melhor integração” dos alunos e, até mesmo, ser “um fator de decisão na escolha da instituição para a realização dos seus estudos”, considera o SRI.

O Teatro Anatómico da Faculdade de Medicina da UP e a Sala de Gastrotecnia da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação são exemplos dos espaços pelos quais pode passear virtualmente. Além das áreas das faculdades, é possível visitar online o Edifício da Reitoria, a Casa-Museu Abel Salazar, o Jardim Botânico do Porto (Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto) e o Laboratório Ferreira da Silva.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha