Com o objetivo de apoiar os milhares de estudantes que por esta altura ingressam no ensino superior, a Deco reuniu informações e conselhos num documento que está disponível online.

Este ano, quase 50 mil estudantes entraram para o Ensino Superior público só na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso. Foto: Jeswin Thomas/Unsplash

A entrada no Ensino Superior significa, para milhares de jovens, mudar de casa, ter mais responsabilidades na gestão das finanças pessoais e fazer um conjunto alargado de escolhas, que antes estavam ao cargo dos pais.

A pensar nisso, a Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor lançou há uma semana o Guia do Consumidor Estudante com informações úteis e conselhos práticos em quatro domínios centrais na vida de quem estuda no Superior: alojamento, serviços públicos essenciais, gestão de finanças pessoais e compras online.

O documento de 18 páginas aborda, por exemplo, direitos e obrigações no campo dos contratos de arrendamento, cuidados a ter na contratualização ou interrupção de serviços essenciais (luz, gás e telecomunicações) ou nas compras feitas através da internet.

A iniciativa, esclarece a Deco em comunicado, insere-se num conjunto de atividades levadas a cabo pela associação para responder “às necessidades das novas gerações”. É também nessa perspetiva que se insere o projeto DecoChangers, uma “equipa de jovens consumidores, de diferentes regiões do país que se reúne para refletir sobre temas relacionados com o futuro da defesa do consumidor”, lê-se na página do projeto que está aberto aos jovens que dele queiram fazer parte.