Para melhorar a qualidade da água das praias do Porto está a criar-se outro problema na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Sobreiras, aponta o especialista em água do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Bordalo e Sá.

De acordo com o presidente da Águas do Porto, Poças Martins, “o principal problema que afecta as praias é a descarga de esgotos não tratados através de ribeiras e águas pluviais”. A solução encontrada foi interceptar estas linhas de água e conduzi-las para a ETAR de Sobreiras.

O professor do ICBAS considera que esta foi a decisão mais “rápida” e também a mais “errada”. “É uma situação paradoxal porque as estações de tratamento são preparadas e funcionam para tratar esgotos e não para tratar água dos rios”, realça ao JPN.

Bordalo e Sá considera ainda que “deve ser muito bem explicado ao munícipes se as taxas de saneamento estão a pagar o tratamento dos esgotos ou o tratamento de rios e ribeiras”.

“As praias poderão melhorar mas o problema continua, as pessoas continuam com as casas ligadas as linhas de água e isto está completamente incorrecto. Isto seria resolvido com a ligação das casas ao sistema de saneamento básico”, explica. A Águas do Porto quer ligar 25 mil fogos à rede de saneamento básico até 2009.