O Museu Nacional da Imprensa (MNI) apresenta este mês um total de 14 exposições, seis delas fora de portas. A iniciativa integra-se na política de descentralização cultural que o MNI tem vindo a desenvolver. Mogadouro, Santarém, Mêda, Gondomar, Braga e Pombal são os municípios escolhidos para expor as mais diversas obras alusivas aos temas 25 de Abril.

Em Mêda, no distrito da Guarda, está patente na Casa da Cultura a exposição ”Lápis Azul: a Censura do Estado Novo”, com o objectivo de dar a conhecer ou relembrar ao público a falta de liberdade que a censura impôs até à revolução dos cravos.

“Bordallo Pinheiro: um génio sem fronteiras” é o nome da exposição, patente ao público, integrada até dia 17 na Feira do Livro de Braga.

Em Santarém, está patente ao público, na Casa do Brasil, a exposição itinerante do VI PortoCartoon-World Festival, subordinado ao tema “Desporto e sociedade”. Apresenta os trabalhos premiados, as menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos seleccionados dos quatro cantos do mundo.

Desde ontem, sexta-feira, o Auditório Municipal de Gondomar acolhe a exposição “RevoluSAM”, uma mostra de desenhos originais do caricaturista SAM dedicada, também ela ao período revolucionário do 25 de Abril.

A 23 de Abril é inaugurada em Trás-os-Montes, Mogadouro, a exposição “25 de Abril em Cartaz”. Constituída por cerca de 60 cartazes, incorpora alguns dos ícones do 25 de Abril, ressaltando os cartazes de João Abel Manta e Vespeira, entre outros. A mostra estará patente na Casa Municipal de Mogadouro.

No próprio dia 25 de Abril é inaugurada em Pombal, nos Paços do Concelho, a exposição “25 de Abril: 500 peças”, que reúne mais de meio milhar de peças censuradas no período pré-25 de Abril, entre as quais estão jornais e revistas, livros, emblemas, moedas, medalhas, estampas, discos e panfletos.

Na sua sede, no Porto, o MNI inaugura amanhã, domingo, a exposição ”Jornais da Liberdade”, composta por mais de duas centenas de publicações, apresentando os primeiros números de diversos jornais editados após o 25 de Abril. “A Poesia em Vinil”, “Júlio Verne na Imprensa Portuguesa”, “Vamos cuidar do ambiente?”, “Memórias Vivas da Imprensa” e “PortoCartoon: o riso do mundo” são outras exposições que o público pode visitar nas instalações do MNI.

Daniel Brandão