Depois da noite de enchente com os Da Weasel, a noite de ontem foi bem mais calma na Queima das Fitas do Porto. Talvez porque estivessem a recuperar da folia da noite anterior, as 45 mil pessoas presentes no recinto (menos 25 mil do que na quinta-feira), não aderiram ao concerto do cantor brasileiro Milton Nascimento. As músicas eram desconhecidas para a maioria presente e a interacção do cantor com o público também foi pequena. Talvez por isso, muitos preferiram ficar nas barraquinhas em vez de ir para o recinto.

Já os The Gift conquistaram muito mais público. O grupo optou por um alinhamento que incluiu músicas do seu mais recente álbum “AM/FM”, mas também alguns clássicos que marcaram a história da banda. Apenas temas como “Do you want something simple?” e o mais recente “Driving you slow” arrebataram fortes aplausos do público, que quase sempre se mostrou morno. O recinto, agora quase cheio, não conseguiu, assim, o entusiasmo de outras noites de queima.

Novo single em Setembro

No final do concerto, o grupo mostrou-se entusiasmado com o concerto. “Já não nos lembrávamos de como é actuar numa Queima. Temos mais é que agradecer a este público fantástico”, disseram em conferência de imprensa.

Com uma agenda cheia, o grupo afirma que para o futuro se podem esperar muitos concertos: “Vamos estar desejavelmente em todos os palcos. Este espectáculo vai percorrer todo o país. Queremos que as pessoas que só conhecem o single fiquem também a conhecer o álbum”.

Para Setembro, os The Gift prometem um novo single e um novo “videoclip”. Quanto a mercados internacionais, o grupo afirma que a prioridade total agora é Espanha. “Em Espanha, o disco saiu no dia 25 de Abril. Estamos muito motivados a impor o nome The Gift em Espanha. Neste momento, a prioridade total é Espanha”, afirmam os elementos da banda.

FAP espera mais de 70 mil pessoas para hoje à noite

Para o concerto de hoje à noite, o último da Queima das Fitas deste ano, com os Dealema e os Eagle Eye Cherry, a organização espera bater recordes em termos de número de pessoas presentes no recinto. “Amanhã vão estar aqui mais de 70 mil pessoas”, afirmou ao JPN Miguel Azevedo, da Federação Académica do Porto.

Andreia Ferreira
Agostinha Garcês de Almeida