A TSF vai disponibilizar, dentro de semanas, conteúdos em “podcast”. Os ouvintes vão poder descarregar gratuitamente do “site” da TSF blocos de notícias e espaços de opinião transmitidos em antena. O serviço é pioneiro em Portugal.

O sistema de “podcast” permite a quem possua leitores digitais, fazer “download” de ficheiros mp3 da Internet. O uso mais comum desta tecnologia são os ficheiros de música ao qual se têm vindo a juntar conteúdos noticiosos e até séries de televisão. Nos EUA, já é possível descarregar por cerca de dois dólares episódios da série “Donas de Casas Desesperadas”.

O jornalista João Paulo Meneses vai ser o responsável pelo programa Radio.com que “abordará aquilo que está a acontecer a nível mundial no campo das novas tecnologias, principalmente no que diz respeito à rádio”, explica ao JPN. O programa vai para o ar aos sábados às 13h30.

Docente na área do jornalismo e estudioso da rádio, João Paulo Meneses vê com bons olhos a utilização do podcast pela TSF. “É uma forma de acompanhar as tendências dos ouvintes e também de atrair os jovens”, sustenta.

O jornalista considera que esta tecnologia pode ser uma ameaça, mas também uma oportunidade para a rádio. “Se a rádio se fechar sobre si própria, será uma ameaça, mas pode ser também uma boa oportunidade para a rádio se revitalizar”, afirmou.

Luís André Florindo
Foto: Arquivo JPN