Na última jornada dos grupos A e B da primeira fase do Mundial, Alemanha e Inglaterra conseguiram o que pretendiam: evitar-se uma à outra nos oitavos-de-final. Isto porque as duas selecções terminaram no primeiro lugar dos respectivos grupos e vão defrontar respectivamente Suécia e Equador.

Os alemães terminaram invictos no grupo A, após a vitória de 3-0 sobre os equatorianos. As duas equipas já estavam qualificadas, restando apenas saber quem ficaria no primeiro lugar do conjunto. A selecção germânica fez um jogo à sua maneira e venceu com justiça. Fria e calculista, a “Mannschaft” começou a construir o resultado logo aos quatro minutos, com um golo de Klose. O avançado do Werder Bremen bisou, mesmo no fim da primeira parte. Podolski fechou o marcador aos 57 minutos.

No grupo B, os britânicos defrontaram a Suécia, com o apuramento já garantido. Os nórdicos, por seu lado, precisavam de pontuar para evitar uma surpresa desagradável. As duas equipas acabaram por empatar a duas bolas, o suficiente para os suecos se apurarem.

Joe Cole abriu as hostilidades aos 34 minutos, mas Allback empatou o encontro aos 51. A partida foi sempre muito disputada e a prova está no resultado imprevisível até final. A cinco minutos do fim, Gerrard fez o 2-1 e parecia que a Inglaterra sairia de Colónia com a vitória. Aos 90 minutos, no entanto, o inevitável Henrik Larsson fez o golo do empate e selou o passaporte sueco para os oitavos-de-final.

Paraguai e Polónia vencem na despedida

No outro jogo do grupo B, Trinidade e Tobago queimava os últimos cartuchos na esperança do apuramento. Para se qualificar, a selecção centro-americana teria de ganhar ao Paraguai e esperar que a Inglaterra vencesse a Suécia. Nenhuma das exigências se concretizou e os tobaguenhos disseram adeus ao Mundial. O Paraguai foi superior ao longo da partida de Kaiserslautern e venceu por 2-0.

Polónia e Costa Rica fecharam as contas, no último jogo do grupo A. As duas selecções já estavam eliminadas e jogaram sem pressões. 2-1 foi o resultado, favorável aos europeus. O defesa Bartosz Busacki foi o herói do encontro, ao marcar os dois golos da sua equipa. A Polónia despede-se do Mundial com uma vitória, enquanto a Costa Rica deixa o campeonato sem pontuar.

David Pinto
Foto: FIFA