Já lhe chamam o “iPod killer”, mas a verdade é que só amanhã, terça-feira, chega ao mercado norte-americano. O leitor portátil multimédia Zune é visto como uma grande aposta da Microsoft para tentar destronar o iPod, da Apple, na liderança do mercado de leitores de MP3. A data de lançamento na Europa é apontada para 2007 ou 2008.

Baseando-se em conceitos de partilha, descoberta e comunidade, característicos dos utilizadores da internet, o Zune apresenta como grande novidade um sistema de comunicação sem fios (“wireless”), que permite a troca de músicas (ou fotografias) entre utilizadores que estejam na mesma cobertura de rede.

As músicas partilhadas podem ser escutadas por três vezes no período de três dias. No fim desse prazo, o receptor pode adquiri-las no Zune Marketplace, a loja virtual criada pela Microsoft, semelhante ao iTunes da Apple, onde o utilizador pode comprar faixas individualmente, por um dólar, ter acesso a “downloads” ilimitados através de uma assinatura mensal, de 15 dólares (cerca de 12 euros), ou ainda ou através de um sistema de pontos (79 pontos por cada música).

Com um preço de 196 euros, semelhante ao do iPod, o Zune apresenta um disco rígido de 30 gigabytes que permitem armazenar cerca de 7.500 músicas 25.000 fotografias ou 100 horas de vídeo. Para já, ainda não estão disponíveis vídeos, filmes, livros áudio ou jogos.

Para além disso, o Zune, com dimensões ligeiramente superiores às do iPod, pesa perto de 300 gramas, tem a superfície dominada por um ecrã com resolução de 640 por 480 e tem ainda incorporado um sintonizador de rádio FM.

Entre alguns dos “add-ons” criados para o Zune contam-se auscultadores, controlo remoto ou cabos de ligação a colunas de som para uso doméstico e nos carros.

O manuseamento intuitivo e os conceitos de “flagging”, que permite marcar músicas no computador, directamente para casa, e a criação de uma “inbox”, que armazena os ficheiros enviados por outros Zunes são algumas das vantagens apontadas pelos analistas.

No entanto, segundo os especialistas, a liderança da Apple não estará em causa pelo menos durante os próximos 18 meses, período que servirá para os utilizadores conhecerem o novo leitor e para a Microsoft desenvolver novas características.

Zune ou iPod?

Porém, a chegada do Zune pode, pelo menos, incomodar a hegemonia do iPod. É o que diz um estudo realizado pela ABI Research, nos Estados Unidos, que revela que 58% dos inquiridos que possuem um iPod e que pretendem comprar um novo aparelho nos próximos 12 meses escolheriam o Zune.

Ainda entre os utilizadores que admitem trocar de aparelho, 59% dos que tem “players” de outras marcas (que não Apple ou Microsoft) preferem o Zune e não o iPod. O estudo conclui ainda que os utilizadores do iPod não demonstram a fidelidade à marca típica dos utilizadores de computadores Macintosh, também da Apple.

João Queiroz
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Foto: DR