O Senado, controlado pela maioria democrata, votou esta terça-feira a favor da manutenção das tropas norte-americanas no Iraque até 31 de Março. O calendário será rejeitado esta quarta-feira por George W. Bush.

“O Presidente está desiludido pelo facto do Senado persistir nessa via com um projecto ao qual colocará um veto e que não tem qualquer hipótese de chegar a lei”, indicou em comunicado a porta-voz adjunta da Casa Branca, Dana Perino.

O Senado rejeitou, com 50 votos a favor e 48 votos contra, uma emenda republicana que pretendia suprimir o calendário da retirada, no âmbito da lei de financiamento da guerra. O Senado quer que até 31 de Março as tropas norte-americanas saiam do Iraque.

Para o líder da maioria democrata, Harry Reid, “esta guerra não merece o derramamento de mais uma gota se sangue americano”. Estima-se que mais de 3.200 militares norte-americanos tenham sido mortos no Iraque desde o início da guerra, em 2003.

A Câmara dos Representantes aprovou a sua versão do orçamento para financiar as operações militares no Iraque e Afeganistão para 2007, com data de retirada até 31 de Agosto de 2008.

O documento do Senado e o texto da Câmara dos Representantes deverão ser harmonizados para serem entregues a George W. Bush.