Foi no âmbito da sua tese de mestrado de Arte Multimédia da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), que Nuno Martins teve a ideia de desenvolver um “site” destinado aos pais e familiares de crianças com cancro.

O jovem designer propôs a ideia ao Instituto Português de Oncologia (IPO), à Associação Acreditar e ao Hospital de S. João, que aceitaram colaborar e apoiar a iniciativa.

Nuno Martins começou a desenhar esta ideia ao aperceber-se de que havia “uma série de informação errada e isso deixava os pais um bocado perdidos.” Além disso, havia “uma grande falta de cultura digital nesta área”.

O oncologiapediatrica.org pretende ser uma plataforma colaborativa “on-line” com o objectivo de “legitimar toda a informação que existe, não só nacional, mas também internacional”, explica o designer.

Durante um ano e meio, Nuno Martins dedicou-se ao desenvolvimento do projecto. Durante esse período, o designer preferiu não contactar com as crianças, dado que “o ‘site’ queria manter sempre o maior rigor possível”. O autor do projecto adianta que interagiu com os pais, facto que acabou por influenciá-lo “bastante, dado que o ‘site’ é feito para eles”.

Além de informações relacionadas com a doença, cuidados a ter, legislação, o oncologiapediatrica.org disponibiliza também fóruns, que funcionam como um espaço de comunicação entre os pais.

Balanço “bastante positivo”

Agora que o “site” vai ser entregue à Associação Acreditar e ao IPO, Nuno Martins acredita que todo o trabalho desenvolvido se traduz num saldo “bastante positivo”: é o primeiro “site” português que se debruça sobre a área de oncologia pediátrica.

O oncologiapediatrica.org já está a funcionar desde 10 de Março, mas a cerimónia para o lançamento oficial do site decorreu esta quinta-feira no auditório do IPO.