Quando faltam duas jornadas para o fim do campeonato, as contas do título continuam a fazer-se com três parcelas. Nesta ronda, os três “grandes” regressaram às vitórias, todas perante os seus adeptos, e não desarmam na luta pelo primeiro lugar, mantendo legítimas as esperanças de chegar à vitória final.

Com uma vantagem de três pontos sobre o segundo classificado, o FC Porto é naturalmente o grande favorito à conquista daquele que pode ser o 23.º título de campeão da sua história. Ultrapassada a derrota com o Boavista, os dragões regressaram aos triunfos frente ao Nacional e colocaram-se a um empate e uma vitória da consagração.

Algo que Sporting e Benfica torcem para que não aconteça. Os “leões”, que voltaram a no mostrar no triunfo sobre o Setúbal que são os candidatos que nesta altura apresentam o melhor futebol da Liga, esperam um tropeção do “dragão” igual ao do Bessa para chegarem à liderança, dada a vantagem sobre os azuis e brancos em caso de igualdade pontual.

Um ponto atrás, as “águias” continuam com um olho no primeiro e outro no segundo lugar. Seja para chegar ao título, seja para garantir o acesso directo à Liga dos Campeões, o Benfica precisa de ver os dois rivais a perder pontos. Aliás, uma vitória do FC Porto em Paços de Ferreira significará para os encarnados o adeus definitivo ao título.

Braga garante Taça UEFA

Naquele que era um dos jogos mais esperados da jornada, o Braga bateu o Belenenses e encostou-se ao quarto lugar que, no entanto, ainda pertence aos azuis, devido à vantagem no confronto directo. De qualquer modo, o triunfo permitiu aos bracarenses assegurar a terceira presença consecutiva nas competições europeias.

Isto porque o Paços de Ferreira deu um passo em falso na corrida pela Taça UEFA, ao ser derrotado pelo Estrela da Amadora – que assegurou matematicamente a manutenção. Os pacenses têm agora a União de Leiria e o Nacional “à perna” na corrida pelo sexto lugar, que esta temporada dá acesso à segunda maior prova europeia de clubes.

Setúbal afunda-se, Beira Mar sobrevive

A luta pela descida continua ao rubro e promete durar até aos últimos minutos do campeonato. Se na jornada anterior, o Aves foi a única equipa das três aflitas a cantar vitória, desta vez foi o Beira Mar, que levou a melhor sobre um Boavista incapaz de dar continuidade à vitória sobre os líderes do campeonato.

As derrotas do Vitória de Setúbal, que agora acende a “lanterna vermelha”, e do Aves permitiram aos aveirenses escalar até à sufocante linha de água em igualdade pontual com os avenses. Com um ponto a separar os três últimos, está garantida emoção a triplicar, até porque Setúbal e Aves têm encontro marcado com Benfica e FC Porto, respectivamente.