O programa de mobilidade de estudantes universitários Erasmus nasceu em 1987. Para comemorar os 20 anos do programa, a Erasmus Student Network (ESN) tem 15 voluntários a percorrer a Europa na “Erasmus Van” desde Março.

A ESN foi fundada três anos depois do início do programa. A secção do Porto nasceu em 1992 pela “necessidade de acolher os estudantes de Erasmus” na cidade, diz Cláudio Costa, da ESN-Porto.

O Porto é a primeira cidade portuguesa na rota da carrinha, que chega no feriado de 10 de Junho – dia escolhido, segundo Cláudio Costa, “por ter um significado cultural em Portugal” – para participar nas celebrações do Dia Erasmus.

Portugal é um país que, “atendendo à dimensão, tem muita mobilidade”, explica a directora do Serviço de Relações Internacionais da Universidade do Porto (UP), Cristina Ferreira. A UP “é uma das mais activas neste espírito da mobilidade com parcerias com quase todos os países europeus”. “Há um crescendo” na quantidade de alunos em Erasmus: este ano são 515 os estudantes da UP no estrangeiro e mais de 500 europeus na Universidade do Porto.

Animação todo o dia

Às 11h00, uma hora depois da chegada da “Erasmus Van”, o vice-reitor da Universidade do Porto, António Marques, vai presidir à sessão de boas-vindas aos alunos no Salão Nobre da Reitoria da UP.

Actuais e antigos alunos de Erasmus, portugueses e estrangeiros, vão reunir-se no mesmo local e expôr as fotografias tiradas ao longo dos anos nos locais da Europa onde estudaram.

A festa vai continuar durante a tarde, na zona da Foz, com a parada Erasmus, onde os estudantes acompanharão a carrinha de bicicleta, patins ou skate, e culminará na “Erasmus Party”, um jantar de convívio entre todos os estudantes presentes.

“Oportunidade de vida”

Os alunos valorizam a experiência Erasmus por ser “uma oportunidade de vida, uma experiência académica, um contacto com a cultura e língua” do país escolhido, que pode depois “ser valorizada profissionalmente”, diz Cristina Ferreira.

O programa contou, logo no primeiro ano, com 3.244 estudantes. Em 2005, o número atingiu os 144.032 estudantes, isto é, quase 1% da população estudantil europeia. Segundo dados da Comissão Europeia, nos últimos 20 anos, mais de um milhão e meio de estudantes universitários beneficiaram de um período de estudos Erasmus no estrangeiro com bolsas. Até 2012, a Comissão tenciona atingir um total de três milhões de estudantes.