Está a decorrer a 10ª edição da Mostra Internacional de Teatro (MIT) de Valongo. Até sábado, passam pelo palco do Fórum Cultural de Ermesinde companhias teatrais de Espanha, França, Brasil e Portugal.
Na próxima quinta-feira entra em cena “A Tua Ternura Molotov”, da companhia AL-MaSRAH Teatro. Com encenação de Isolda Ruiz Barrios e texto de Gustavo Ott, a peça é “uma comédia negra contemporânea que nos fala da frivolidade dos nossos dias”.
Em parceria com a Vulpeculae Produções Artísticas (Brasil), a Baal 17, companhia teatral alentejana, traz a “Valsa n.º 6” até ao palco do Fórum Cultural de Ermesinde, sexta-feira. O texto do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues é um monólogo de uma menina de 15 anos que, no desenrolar da história, “vai revelando uma teia de assassínio, adultério, dupla personalidade, alucinações e conflitos entre o real e o imaginário”. Para terminar a noite, há também uma sessão de café-teatro, com texto de Patrick Süskind.
O festival encerra sábado com a peça “O Palhaço Jurema e os Peixinhos Dourados”, inspirada no conto “O Palhaço”, do escritor pernambucano Hermilo Borba Filho.
O festival, co-organizado pela companhia teatral ENTREtanto e pela Câmara de Valongo, abriu no dia 13 deste mês com uma homenagem ao actor António Reis, director da companhia portuense Seiva Trupe. No mesmo dia, inaugurou-se a exposição “António Reis: uma Vida no Teatro”, aberta ao público até ao último dia da mostra.