Foi inaugurada esta terça-feira, a nova sede da Federação Concelhia das Associações de Pais do Porto (FECAP). A Federação congrega todas as Associações de Pais do município do Porto, compostas por encarregados de educação de alunos do ensino primário, básico e secundário.

A cerimónia inaugural contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, do vereador da Cultura, Vladimiro Feliz, e de representantes da direccção regional de educação do Norte (DREN) e da Confederação Nacional das Associação de Pais (CONFAP).

A FECAP tem como fim principal promover a participação dos pais na educação dos filhos, em parceria com “os professores, os autarcas e toda a comunidade educativa”, esclarece Monteiro Valente, presidente do Concelho Executivo da FECAP. O responsável acrescenta que a Federação “estará sensível e atenta a várias áreas, incidindo a sua acção em áreas mais degradadas e mais problemáticas, no sentido de promover a coesão social, que começa na escola”.

Por seu lado, para o presidente da CONFAP, Albino Almedia, “a escola é o único elevador social que mudará o futuro do país”, que reforçou a importância do “movimento associativo de pais” na formação dos alunos.

Rui Rio acredita que os encarregados de educação não podem estar afastados da educação das crianças e considera que “os pais que empurram tudo para os professores não têm uma atitude correcta”. O autarca argumenta que “os pais têm de ter vontade de reforçar a sua participação, respeitando, naturalmente, a autonomia dos professores”.

Requalificação de escolas primárias

A câmara tem a tutela das escolas do primeiro ciclo do município. Rui Rio diz que tem havido um investimento “na requalificação e manutenção das escolas”, estando satisfeito com o patamar “bem positivo atingido já neste momento em cerca de 30 dos 50 estabelecimentos de ensino”.

Rio garante, contudo, que a autarquia não vai ficar por aqui e tem em vista outras acções, de carácter material e imaterial, no sentido de melhorar a formação dos estudantes.