No âmbito do Plano Tecnológico, o primeiro-ministro, José Sócrates, assinou esta segunda-feira, no Convento do Beato em Lisboa, vários acordos com 30 empresas do ramo das tecnologias de informação e comunicação (TIC). O objectivo é abrir mais de três centenas de estágios para estudantes ao nível do ensino profissional.

Numa primeira fase, os jovens vão poder estagiar nas 30 maiores empresas nacionais e estrangeiras. Contudo, a médio prazo, a meta é alargar a experiência da abertura de estágios a pequenas e médias empresas nacionais, para a qual a tecnologia representa um motor de desenvolvimento. “Nos próximos anos haverá um investimento sem precedentes no plano tecnológico para a educação”, afirmou José Sócrates, citado pela Agência Lusa.

Plano Tecnológico da Educação

O Plano Tecnológico da Educação (PTE) é o programa do XVII Governo Constitucional que tem como meta a modernização tecnológica das escolas do ensino básico e do ensino secundário. Promove a integração e a utilização generalizada das TIC nos processos de ensino, de aprendizagem e na gestão escolar.

O primeiro-ministro adiantou ainda que no ano lectivo 2008/2009, as escolas terão um aumento da velocidade da Internet em banda larga de 40 para 100 megabytes e as salas estarão equipadas com quadros electrónicos interactivos. O Governo quer ir mais longe ao querer disponibilizar um computador por cada dois alunos.

As empresas que assinaram os acordos, como HP, Apple, Microsoft, Sonaecom, entre outras, poderão oferecer estágios a alunos dos cursos profissionais de Técnico de Desenho Digital 3D, Técnico de Electrónica, Automação e Computadores, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Informática de Gestão e Técnico de Multimédia.

“Escolas de vanguarda”

José Sócrates reservou algum tempo da sessão para falar das medidas do Governo quanto ao reforço da segurança nas escolas. Segundo o primeiro-ministro, além da videovigilância, que vai continuar a ser desenvolvida, “os estudantes passarão a pagar todas as suas despesas dentro da escola com o cartão de aluno”. “Ainda este ano será lançado o concurso para a requalificação de mais de 30 escolas secundárias. Queremos escolas de vanguarda em todo o país”, acrescentou.