Portugal não vai ter qualquer equipa portuguesa na final four da agora denominada Liga Europeia de Hóquei em Patins, depois de duas derrotas decisivas frente a grupos espanhóis neste fim-de-semana.

Num fim-de-semana em que se disputaram três duelos ibéricos, o FC Porto proporcionou a maior desilusão para as cores portuguesas.

No domingo, os “dragões” só precisavam de perder por menos de quatro golos com o Vic para garantir o acesso à fase final. Contudo, na Catalunha, os hexacampeões nacionais foram derrotados precisamente por 4-0, o que permitiu aos espanhóis igualar pontualmente a formação da Invicta e vencer o grupo B graças ao critério de desempate pelo confronto directo (o FC Porto havia vencido por 4-1, em Dezembro).

Candelária também fica pelo caminho

No sábado, numa partida a contar para o grupo C, o Candelária necessitava de um empate para assegurar a liderança da tabela e consequente passagem à próxima fase da liga. No entanto, a formação açoreana, estreante na maior prova europeia de clubes, não resistiu ao poderio ofensivo do Reús, e foi batida por 6-2, ficando a somente um ponto da desejada qualificação.

O Óquei de Barcelos, numa partida apenas para cumprir calendário, perdeu com o já apurado Liceo da Corunha, por 1-0, na sexta e última jornada do grupo D, no qual os minhotos terminaram em terceiro lugar.

Assim, nos três jogos realizados em Espanha, os portugueses somaram três derrotas este fim-de-semana. As meias-finais ficaram então resumidas a confrontos entre formações do país vizinho: Barcelona-Vic e Liceo-Réus.

O Palau Blaugrana de Barcelona vai acolher a final four a 10 e 11 de Maio. A equipa do “Barça” é a actual detentora do título e grande favorita para a conquista da prova.