O partido de Nicolas Sarkozy, UMP (União para o Movimento Popular), terá perdido Toulouse para os socialistas, mas manteve Marselha, a segunda cidade mais importante do país, na segunda volta das eleições municipais francesas.

Segundo François Hollande, líder do Partido Socialista francês, citado pelo diário “Le Monde”, os resultados do escrutínio da segunda volta das eleições francesas constituem uma sanção ao presidente Nicolas Sarkozy e à sua politica. Segundo o jornal “Libération”, existiu nas eleições um voto contra o governo e uma “abstenção histórica”, cerca de 35%.

O ex-primeiro ministro francês, Jean-Pierre Raffarin, e vice-presidente da UMP, disse ao jornal francês “Le Figaro” “que a derrota do partido nas municipais francesas perante os socialistas vai servir para o governo de Nicolas Sarkozy rever algumas das politicas implementadas”.

O candidato socialista Pierre Cohen lidera com 51% dos votos em Toulouse e ultrapassa assim o actual presidente do município, o centrista Jean-Luc Moudenc. Estrasburgo, segundo as últimas sondagens, passou também para as mãos dos socialistas.