Começa esta terça-feira e prolonga-se até Junho o I Congresso Virtual de Medicina Geral e Familiar, promovido pelo Núcleo Medicina Geral e Familiar Virtual (MGFvirtual). O objectivo é a partilha de conhecimentos e experiências entre profissionais de saúde de todo o mundo, através da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação. O congresso vai decorrer na Internet.

O presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (APMCG), que organiza o evento, Luís Pisco, considera que na era da globalização o “sistema de saúde é cada vez mais complexo”. Para o responsável é necessário existir uma preocupação crescente com a “qualidade, a segurança e os serviços prestados às pessoas”. “É cada vez mais premente acompanhar o desenvolvimento da arte médica em geral e da medicina geral e familiar”, disse.

O presidente da APMCG garante que a iniciativa é uma mais-valia para os médicos de todo o mundo, pois “podem estar em contacto uns com os outros”, aproveitando as novas tecnologias. Luis Pisco sublinha que os profissionais da saúde em vez de terem que se deslocar até outros países podem “aprender e estar actualizados sem sair de casa”.

Grande adesão

A iniciativa conta com a participação de 57 países e cerca de 1.300 médicos, dos quais 800 são portugueses. Luís Pisco refere que a adesão “superou as expectativas”. Inicialmente o congresso era só para médicos de expressão portuguesa, mas “o interesse foi tão grande que rapidamente se estendeu a outros países”.

A hipótese de realizar um II Congresso não é posta de lado por Luís Pisco, mas “desta vez alargado, quer no âmbito da medicina familiar, quer nos cuidados de saúde primários”.