As melhores classificações de Portugal:

  • – Importância que o Governo atribui às TIC (2ª posição)
  • – Prevalência das licenças a tecnologia estrangeira (7ª)
  • – Prioridade que o Governo dá às TIC (8ª)
  • – Tempo necessário para a abertura de uma empresa (9ª)
  • – Utilização das TIC por parte da Administração Pública e sua eficiência (10ª)
  • – Capacidade da Administração Pública utilizar as TIC (12ª; 5ª se apenas se considerarem os países da UE).

Portugal ocupa a segunda posição entre os 127 países cujo governo mais importância dá às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o futuro, ficando à frente de países como Malta, Emirados Árabes Unidos ou Dinamarca, segundo o “Global Information Technology Report 2007-2008“.

O estudo, divulgado esta quarta-feira pelo Fórum Económico Mundial, teve como base o Networked Readiness Index (NRI), que analisa o grau de preparação, participação e desenvolvimento de um país no aproveitamento que faz dos benefícios das TIC. Portugal mantém-se na 28ª posição, a nível geral. No ranking da União Europeia, Portugal fica em 14º, frente a países como a Espanha, a Itália e a Grécia.

Segundo o estudo, considerado como a maior e mais completa avaliação internacional do impacto das tecnologias, a Dinamarca continua a ser o país mais desenvolvido tecnologicamente, seguida da Suécia e da Suíça.

Países como a China, a Índia, e a Rússia têm vindo a subir posições no ranking desde 2001, altura em que o estudo se iniciou. Na edição deste ano, a Coreia do Sul entrou, pela primeira vez, na lista dos primeiros dez. O Brasil encontra-se em queda, não porque esteja a piorar o seu desenvolvimento tecnológico, mas porque outros países o estão a ultrapassar.