O Sindicato Nacional de Indústria e Energia (SINDEL) reuniu-se, esta terça-feira, com a administração da Yazaki Soltano e com o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social no Porto para negociarem a situação dos 400 despedimentos que a empresa anunciou para o final do mês de Abril, quando finalizar a produção do modelo M59.

Segundo o sindicalista Ângelo Pereira, a empresa pretende indemnizar os trabalhadores com 1,5 salários por cada ano de antiguidade, juntamente com o pagamento de dois meses de aviso prévio e de um mês de bónus.

O sindicato reclama que quando houve os despedimentos na fábrica de Ovar as negociações tiveram valores mais altos. Na reunião de terça-feira, o SINDEL lançou a contraproposta de 1,75 salários por cada ano de trabalho, o pagamento de dois meses de aviso prévio e mais três meses de bónus. O sindicalista Rui Fidalgo disse ao JPN que estas são as condições mínimas de negociação. “Não aceitamos menos do que isto”, explicou. O sindicato não obteve resposta por parte da empresa e as negociações vão ser retomadas na sexta-feira.

Yazaki de Ovar abre 25 vagas

Rui Fidalgo afirma que a Yazaki Soltano lançou um concurso interno na fábrica de Ovar para o preenchimento de 25 vagas disponíveis para os trabalhadores de ambas as estruturas (Ovar e Gaia).

O sindicalista referiu que o concurso já fechou, estando-se agora numa fase de selecção dos candidatos. Rui Fidalgo esclareceu que caso essas vagas sejam preenchidas na totalidade pelos trabalhadores de Ovar, os lugares que esses trabalhadores ocupam actualmente podem ser destinados a 25 dos 400 trabalhadores em risco de perderem o emprego em Gaia. Os resultados da selecção deverão ser conhecidos dia 18 deste mês.

“Todas as possibilidades estão a ser vistas, mas nunca são suficientes para evitar um despedimento colectivo”, confessou Ângelo Pereira.

Confrontado com as declarações do vice-presidente da câmara de Gaia, Marco António Costa, na passada segunda-feira sobre o facto de existir mercado de trabalho e não haver mão-de-obra suficiente, Ângelo Pereira afirmou que os trabalhadores vão avaliar as propostas que surgirem e, que essas oportunidades têm que ser adequadas.

Questionado sobre o possível despedimento de elementos pertencentes ao mesmo agregado familiar, Ângelo Pereira referiu que “não despedir casais foi sempre uma ideia base nas negociações”. “São raros os casais em Gaia. Há situações em que um dos cônjuges está aqui e outro em Ovar”, esclareceu Ângelo Pereira ao relembrar o sucedido em Ovar no ano passado.

O sindicalista referiu ainda que os funcionários têm-se mostrado interessados na visita ao posto móvel que o Instituto de Emprego e Formação Profissional vai instalar na Yazaki na próxima segunda-feira para esclarecer “os direitos e deveres dos trabalhadores”.

Yazaki lança novo produto em 2009

Rui Fidalgo anunciou ao JPN que a Yazaki Saltano tem um projecto internacional para o lançamento de um novo produto. Segundo o sindicalista, “é um produto tecnologicamente especializado e vai exigir trabalhadores com mais habilitações académicas do que os que trabalham actualmente na empresa” referiu.

Este novo projecto vai empregar 90 pessoas e será apresentado em 2009. Contudo, não há certezas de que venha para Portugal, indica Rui Fidalgo.