Elvira Fortunato e a ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, vão à Queima das Fitas do Porto para divulgar a "Agenda do Trabalho Digno" junto dos jovens trabalhadores-estudantes.

Queima das Fitas do Porto termina este sábado. Foto: Miguel Pinto

A ministra do Ensino Superior, Elvira Fortunato, e a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, vão estar, esta sexta-feira à noite, no Queimódromo do Porto, onde decorre a Queima das Fitas, numa ação de divulgação da “Agenda do Trabalho Digno”.

O objetivo, de acordo com a nota ministerial enviada às redações, é promover o pacote de medidas do Governo, em vigor desde o dia 1 de maio, “junto dos jovens trabalhadores-estudantes”.

Elvira Fortunato, ministra do Ensino Superior. Foto: Wikimedia Commons

As ministras, acompanhadas pelo secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, vão, ao que o JPN apurou, passar pelo Palco Cultura – localizado ao fundo da zona da restauração – pelas 20h30, e pretendem “auscultar as preocupações e dialogar com os estudantes e associações de estudantes sobre as novas medidas laborais”. Será a primeira semana académica a acolher a iniciativa.

A Agenda do Trabalho Digno e de Valorização dos Jovens no Mercado de Trabalho foi apresentada pelo Governo em fevereiro e inclui 70 medidas que visam trabalhadores e empresas. As principais novidades para os jovens trabalhadores incluem, entre outras: um limite máximo na duração de contratos temporários; a redução para quatro no número de renovações dos contratos temporários; o aumento das bolsas de estágio IEFP para 960 euros, no caso dos licenciados; e a possibilidade de acumular o abono de família e as bolsas de estudo com o salário, no caso dos trabalhadores-estudantes.

A Queima das Fitas do Porto arrancou a 7 de maio e termina sábado, dia 13. Esta sexta-feira, na penúltima noite do evento, passa pelo palco principal o nome de maior cartaz da 101.ª edição da Queima: os norte-irlandeses Two Door Cinema Club. Calema e Da Chic também fazem parte do lote de artistas da noite.