Numa tentativa de aproximação do público do Norte ao Rock in Rio, durante as próximas semanas, a Estação de São Bento vai ser a embaixada do evento no Porto.

Até 15 de Maio, a organização e os respectivos parceiros comerciais vão promover o festival com actividades de animação. Às segundas e sextas-feiras, a animação está a cargo do Rock in Rio, às terças e quartas-feiras sobem ao palco os participantes do Concurso das Bandas de Garagem da Federação Académica do Porto (FAP) e às quintas-feiras actuam várias Tunas Académicas.

A organização vai ainda oferecer cerca de 50 bilhetes para o festival através dos duelos “Live&Go”. Dois concorrentes voluntários cantam uma música e aquele que obtiver mais aplausos do público presente é premiado com um bilhete de entrada.

O espaço cedido pela CP visa também promover a venda dos quatro mil “Rockcards CP”. Trata-se de um bilhete especial dos Caminhos de Ferro de Portugal, que inclui o bilhete de entrada para o recinto, os bilhetes de ida e volta de comboio e a ligação de autocarro entre a Estação da Gare do Oriente e o Parque da Bela Vista. Este bilhete tem um custo de 62 euros, o que se traduz em nove euros adicionais ao preço do bilhete simples de entrada no Rock in Rio-Lisboa.

O presidente da CP, Francisco Cardoso dos Reis, reforçou a vontade de “colaborar com este evento, não só de entretenimento, mas também de defesa do ambiente e de um mundo melhor”. Na inauguração, o responsável informou que os “Rockcards” para os dias 30 de Maio e 6 de Junho (primeiro e último dias) estão já esgotados. Contudo, a CP concede um desconto de 30% nas viagens do comboio Intercidades a quem apresentar o bilhete para o evento.

Plaggio no palco Sunset

Através da parceria da FAP com o Rock in Rio, os Plaggio vão actuar no dia 6 de Junho no palco Sunset. A banda foi a vencedora do Concurso de Bandas de Garagem da FAP e vai também actuar na Queima das Fitas do Porto.

A banda define a sua música como “um rock alternativo, algo melódico e festivo” e é composta por 7 elementos: Tiago (voz e cavaquinho), Eduardo (voz), Orlando (baixo e didgeridoo), Leandro (guitarra solo), David (guitarra ritmo), Nélson (teclas) e João (baterista). O grupo espera poder mostrar a sua música a um público mais alargado e tem “expectativas muito boas” para o festival.

Ivo Santos, presidente da FAP, acredita que esta “não é uma festa só de Lisboa”, mas sim um “Rock in Rio-Portugal”, em que “a preocupação com os jovens e estudantes do Ensino Superior está assegurada”.