A Escola Superior Artística do Porto (ESAP), numa organização conjunta dos cursos de Cinema e Audiovisual e de Design e Comunicação Multimédia, está a organizar a quinta Mostra Internacional de Escolas de Cinema, a decorrer no Porto entre os dias 13 e 17 de Maio.

O certame vai contar com a presença de 13 escolas de cinema, incluindo várias internacionais, como a Université Saint Joseph do Líbano ou a London Film School do Reino Unido, entre outras.

De acordo com o programa [em PDF], a mostra arranca esta terça-feira com a assinatura do protocolo de criação da Federação de Escolas Portuguesas de Audiovisual e Cinema (FEPAC). Nesta cerimónia vão estar presentes os representantes das escolas envolvidas e o presidente do Instituto de Cinema e Audiovisual, José Pedro Ribeiro.

Outro dos momentos altos acontece na noite desta terça-feira, no cinema Passos Manuel. Pelas 21h30 vai ser entregue o prémio Aurélio da Paz dos Reis ao cineasta Pedro Costa. No final da cerimónia vai ser exibido o filme “No Quarto da Vanda”.

Nos restantes dias destaque para a realização de um workshop, no qual será rodada uma curta-metragem de ficção pelos alunos e professores das escolas nacionais e internacionais presentes neste evento.