O actor, produtor e realizador norte-americano Sydney Pollack morreu aos 73 anos, esta segunda-feira, de cancro.

Nomeado para o Óscar de melhor realizador em três ocasiões, recebeu o galardão em 1986 por “África Minha”. Entre os seus projectos contam-se, também, “Tootsie” e “Os Três Dias do Condor”. Nos últimos anos, Pollack preferiu apostar na interpretação e na produção, em detrimento da realização. Participou em “Michael Clayton”, em 2007, com George Clooney, tendo, também, co-produzido o filme, que veio a ser nomeado para sete Óscares.

O actor e realizador Robert Redford, que protagonizou com Meryl Streep “África Minha” – a única película de Pollack a vencer o Óscar de melhor filme -, afirmou, por e-mail ao “New York Times”, que a relação que tinha com Sydney “cobria, profissional e pessoalmente, 40 anos”, sendo “demasiado próxima para exprimir num sound bite“.

Sydney Pollack realizou mais de 20 filmes e dez programas de televisão, representou em mais de trinta filmes e espectáculos e produziu mais de quarenta e quatro filmes. “Sydney tornava o mundo um pouco melhor, os filmes um pouco melhores e até os jantares um pouco melhores”, disse George Clooney, citado pela BBC.