A EDP Inovação, associada às revistas Visão e Exame e à GHG (GreenHouse Gas) lançou o Prémio Inovação EDP “Richard Branson”. O concurso tem como principal objectivo criar ideias para empresas direccionadas para o desenvolvimento de energias renováveis. A ideia final é a criação de uma empresa com base no projecto vencedor.

A sustentabilidade e a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) são algumas das metas que, tanto os responsáveis pelo concursos, como os participantes esperam alcançar, como explica João Maciel, responsável pelo sector de Desenvolvimento Tecnológico da EDP Inovação.

Sérgio Santos, da GHG, sublinha a importância do desenvolvimento de projectos pioneiros na área da sustentabilidade e eficiência energética e salienta a mais-valia que é participar neste concurso, já que mesmo os projectos que não vencerem vão ter a oportunidade de ver as suas ideias analisadas por empresas e corporações da área. Além disso, o desenvolvimento do projecto levará os participantes a “pensar numa ideia a nível profissional”.

No concurso podem participar jovens entre os 18 e os 35 anos, residentes em Portugal, que podem concorrer individualmente ou em equipas constituídas por cinco elementos, no máximo, ao prémio no valor de 50 mil euros.

No Porto, o concurso foi apresentado na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde estiveram presentes membros dos quatro parceiros organizadores do concurso: Isabel Canha (Revista Exame), Pedro Camacho (Revista Visão), João Maciel (EDP Inovação) e Sérgio Costa (GHG). A estes associa-se o nome de Richard Branson, um dos maiores visionários na área do investimento.

As candidaturas podem ser entregues até ao dia 3 de Abril, devendo os participantes entregar todos os documentos descritos no regulamento. Richard Branson, que dá nome ao prémio, será o presidente do júri e o vencedor será conhecido em Julho de 2009.