A noite de sábado, no Coliseu dos Recreios, teve sabor nortenho. O prémio do XIV TWIST – Festival Internacional de Tunas “Cidade De Lisboa” acabou nas mãos da Tuna Universitária do Porto (T.U.P).

Para alem da T.U.P, a edição deste ano contou com a presença da Tuna Estudantina Universitária de Lisboa, da tuna de Ciências da Universidade do Minho (Azeituna), da Tuna Estudantina Universitária de Coimbra e da Tuna de Medicina de Granada. No rescaldo da vitória, João Sousa, Magister da T.U.P, diz que a tuna portuense está preparada para igualar a qualidade de grandes tunas internacionais”, mas sublinha a qualidade das tunas nacionais.

O que é o TUIST?

O TUIST é um festival aonde se reúnem tunas de renome internacional e nacional. É um espectáculo que mistura a música, com o humor e espírito académico. É organizado pela Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico.

A Tuna Universitária do Porto ganhou ainda o prémio de melhor pandeireta, melhor Instrumental e o Prémio Canal UP. “Todos os prémios têm um significado especial”, disse João Sousa ao JPN. “Mas receber este prémio do XIV TUIST teve um gosto ainda mais especial porque estavam 2 mil pessoas no Coliseu dos Recreios”, acrescentou.

O sucesso obtido em Lisboa acaba por projectar a T.U.P numa altura em que crescem as dificuldades para arranjar apoios e patrocinadores. “É cada a mais difícil arranjar patrocínios de ano para ano”, confessa João Sousa numa alusão à organização do FITU (Festival Internacional de Tunas Académicas), da responsabilidade da Tuna Universitária do Porto.