Os estudantes finalistas da Universidade do Porto (UP) vão ser alvo de um concerto de homenagem organizado pelo Orfeão Universitário do Porto (OUP), no próximo sábado, dia 8 de maio.

Gravado a partir do pátio da Reitoria da UP, o concerto vai ser transmitido em direto na página de Facebook da instituição, depois das 16h00.

O programa do evento conta com atuações de várias tunas da academia, como a Tuna Universitária do Porto, a Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto, a CUCA – Tuna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto e a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto.

Esta iniciativa decorre “do desejo de proporcionar um momento que os finalistas da academia, em particular da Universidade do Porto, pudessem guardar”, conta Pedro Castro, vice-presidente de espetáculos do Orfeão Universitário do Porto, em entrevista ao JPN.

“Não sendo possível proporcionar os momentos que os finalistas, à partida, estariam à espera, no início do seu percurso, continua a ser importante proporcioná-los e foi precisamente por isso que decidimos avançar com este concerto”, completou.

Com “esperança” que “em 2022” estes eventos possam voltar a “ser vividos presencialmente”, o membro do OUP diz que o concerto foi pensado para que os finalistas, “mais do que as vivências”, possam “recordar o espírito da Queima das Fitas do Porto” e para ajudar “a preservar estas tradições académicas” para quem está ainda no início do seu percurso académico.

O vice-presidente de espetáculos do Orfeão ainda acrescenta que o concerto também é para “as pessoas do meio académico e fora dele que vibram e assistem aos concertos das tunas” e “esta também é uma forma de poder divertir este público, já que grande parte destes espetáculos foram cancelados no último ano”, concluiu.

Artigo editado por Filipa Silva