Todas as pessoas a partir dos 16 anos com uma “doença muito grave” e doentes em consultas externas vão passar a ser vacinados a partir da próxima semana. O aviso foi deixado pelo coordenador da ‘task-force’ da vacinação em Portugal, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, numa entrevista dada esta terça-feira (4) à noite à RTP3.

O coordenador afirmou que “a partir dos 16 anos qualquer pessoa que tenha uma doença muito grave vai ser chamada ao processo de vacinação”, acrescentando que vão “pedir que essas pessoas sejam indicadas pelos seus médicos assistentes, através de uma prescrição médica eletrónica que sinaliza que aquela pessoa tem uma doença grave e, ao sinalizar isso, a pessoa entra imediatamente como prioridade no sistema”, declarou o responsável.

Henrique Gouveia e Melo referiu ainda que estão “a organizar um processo em que todos os doentes que estão em consulta externa sejam também vacinados no contexto hospitalar imediatamente dentro das próprias consultas dos hospitais”.

Segundo o vice-almirante, este sistema “facilita muito o processo” de vacinação e revela ainda que a vacinação nas consultas dos hospitais é “mais segura”.

O responsável pela vacinação em Portugal acrescentou que o processo vai “começar já o mais rapidamente possível” e que “eventualmente para a próxima semana” os doentes começam a ser vacinados nas consultas externas.

Menos otimista relativamente a essa possibilidade está Xavier Barreto, administrador do Hospital de São João, no Porto. Em declarações dadas na manhã desta quarta-feira (5) à rádio Antena 1, o responsável afirmou que é “muito difícil encaixar este processo de vacinação no funcionamento” da “consulta externa atual” do hospital. “Neste momento, não temos gabinetes de consulta onde possamos fazer estas vacinas nem, por exemplo, um espaço para estes doentes esperarem antes e depois de fazerem estas vacinas”, acrescentou ainda Xavier Barreto.

O coordenador da vacinação em Portugal revelou ainda, na entrevista à televisão pública, que para a próxima semana começam “a vacinar mais de 100 mil pessoas por dia”, o que aponta para que 70% da população portuguesa fique vacinada com a primeira dose das vacinas “entre o final de julho e agosto”.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde, até ao dia de ontem mais de 2,5 milhões de portugueses já terão recebido a primeira dose de vacina. Mais de 900 mil já têm as duas doses administradas.

Artigo editado por Filipa Silva