Pelo segundo ano consecutivo, e de novo por causa da pandemia de COVID-19, a Queima das Fitas do Porto não vai realizar-se. A decisão de cancelar a semana mais querida dos estudantes foi anunciada esta sexta-feira, em comunicado, pela Federação Académica do Porto (FAP).

“No clima de incerteza e imprevisibilidade em que vivemos, a todos os níveis, a FAP, pela postura responsável exigida e por si assumida ao representar os mais de setenta mil estudantes da Academia do Porto, tem de tomar decisões conscientes, ponderadas e exemplares”, começa por explicar a estrutura, para concluir: “Fruto de uma discussão alargada e, em conjunto com as Associações de Estudantes federadas, entendeu a Direção da FAP não realizar a Queima das Fitas do Porto 2021.”

A Federação Académica do Porto acredita que é a decisão mais responsável a tomar neste momento, tendo em conta a situação epidemiológica da COVID-19. Não é possível manter um evento desta dimensão, assegurando todas as “condições de segurança” necessárias, apesar, nota a FAP, “da tristeza inexplicável” que a decisão desperta.

Será um ano para “lembrar” edições anteriores, segundo a estrutura, que evoca alguns dos momentos mais relevantes da semana académica, de que são exemplo a Serenata, as noites da Queima, o Cortejo académico ou a Missa de Benção das Pastas.

A organização presidida por Ana Gabriela Cabilhas refere que “as prioridades agora passam por assegurar uma formação académica de qualidade, com mais inovação pedagógica, prevenir o abandono escolar precoce e reforçar as condições de frequência do Ensino Superior, para que nenhum estudante fique para trás”.

Em março do ano passado, a mesma “incerteza” provocada pela pandemia levou a FAP a cancelar a semana de celebração dos estudantes tradicionalmente agendada para a primeira semana de maio. Tal como nessa altura, também agora a FAP não aponta para um possível adiamento do evento – como há um ano chegaram a sugerir alguns estudantes – optando pelo cancelamento.

A instalação de um dos centros de vacinação do município do Porto no Queimódromo, tendo em conta que a vacinação se deverá estender verão adentro, já indiciavam que o evento, a realizar-se, não se faria no local que tradicionalmente o acolhe a Queima do Porto. Esta sexta-feira, veio a confirmação: Queima das Fitas no Porto só em 2022.

Artigo editado por Filipa Silva