Durante cinco dias, dois responsáveis do Zoomarine de Albufeira vão percorrer 600 quilómetros de “Segway”, um veículo “amigo do ambiente”. Com arranque marcado para a próxima segunda-feira, a iniciativa faz parte da décima quarta edição das Olimpíadas do Ambiente, que têm como objectivo promover a sustentabilidade e a educação ambiental.

“Ajudar os portugueses a conhecer as Olimpíadas do Ambiente e motivar para o envolvimento com as mesmas”. São estas premissas que motivam Élio Vicente, director de Ciência e Educação do Zoomarine, e João Neves, chefe do Departamento Educacional, a percorrer o país. Com arranque marcado para Albufeira, a viagem irá parar em cinco cidades: Grândola, Coimbra, Almeirim, Oliveira de Azeméis e o Porto, cidade anfitriã da iniciativa.

A conservação de tubarões, tartarugas marinhas e das espécies exóticas, bem como a exaustão dos recursos naturais são alguns dos temas que serão abordados junto das populações. Em sessões distribuídas pelas quatro cidades que antecedem a chegada ao Porto, vão ser apresentados documentários e serão feitos debates com os jovens. Tudo com o objectivo de promover a “sustentabilidade que é tão urgente no nosso país”, como revela Élio Vicente ao JPN.

Questionado pelo JPN acerca das expectativas para o percurso, o responsável revela, em tom de brincadeira, que espera uma “grande dor de costas, uma grande dor de pés e sobretudo uma grande satisfação”. “O percurso vai ser feito a 15 quilómetros à hora”, acrescenta.

“Sejam participantes, sejam mecenas!” É este apelo e esta mensagem que o responsável do Zoomarine coloca na bagagem para as Olimpíadas.

A XIV edição das Olimpíadas do Ambiente vai decorrer de 1 a 3 de Maio na cidade do Porto. De acordo com a Lusa, são esperadas 140 pessoas, entre elas vários alunos, professores, voluntários e membros da organização.

O projecto resulta de parceria entre o Instituto INTERVIR MAIS da Universidade Católica Portuguesa, a QUERCUS, associação ambientalista e o parque temático Zoomarine.