Ao longo dos últimos anos, várias bandas nacionais, como Da Weasel ou Clã, bem como músicos de renome como Jorge Palma ou Rui Veloso participaram em projectos com os Xutos e Pontapés

“É dificil falar com distanciamento sobre os Xutos. Somos muito amigos”, confessa ao JPN, o cantor Jorge Palma. “Mas escoltando a proximidade e a amizade, os Xutos são a melhor banda rock”, assevera.

“Os concertos dos Xutos eram uma celebração para mim e para malta minha amiga. Ir aos concertos era um momento de grande celebração. Preparavamos os concertos como trabalho de casa” , recorda ao JPN Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero.

Na altura havia muito aquela distinção entre a facção UHF e a facção Xutos e Pontapés. Eu sempre escolhi a facção Xutos e Pontapés. Mas sempre gostei dos UHF.Mas os Xutos sempre me disseram muito e eu descobri-os um bocadinho como quase toda a gente os descobriu na altura do “Circo de Feras” e o “78/82″, que foram dois discos que me marcaram muito, até ao ponto de ser músico”, acrescenta.

“É a banda mais resistente que conheço”

No âmbito da comemoração dos 20 anos de banda, os Xutos e Pontapés organizaram uma iniciativa – “XX anos, XX bandas”- que reuniu “pesos pesados” da música portuguesa como Rui Veloso, Jorge Palma ou GNR, com bandas mais recentes, casos de Da Weasel, Boss Ac ou Mind da Gap.

“Recebemos o convite por parte dos Xutos e nem queríamos acreditar. De repente tinhamos a oportunidade de participar num disco de uma banda que gostamos imenso, foi fantástico”, explica ao JPN João Nobre, dos Da Weasel.

“Ainda por cima conseguimos interpretar o ‘Esquadrão da Morte’. um dos temas que passávamos a vida a ouvir. Lembro-me que passava tardes no meu quarto a pular em cima da cama, fingindo que tocava guitarra, ao som daquela música”, recorda.

“É a banda mais resistente que conheço .São todos muito diferentes e fazem uma combinação muito boa. Há uma positiva conjugação de personalidades , apesar de fases menos positivas , que acontecem a qualquer banda”, reconhece por sua vez, Jorge Palma.

Para João Nobre, “os Xutos estão na história da música portuguesa. Toda a gente os respeita e admira. São uma inspiração para toda e qualquer banda. Nós sempre admirámos os Xutos e sempre dissemos que quando fossemos grandes queríamos ser como eles”, confessa.

“São com certeza uma banda de referência fundamental. Mas também gosto dos Clã, dos Da weasel. Mas os Xutos são os Xutos”, sintetiza Jorge Palma.