Nuno Cardoso Santos, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), quer descobrir planetas semelhantes à Terra; já Alexander Keese, do Centro de Estudos Africanos, vai investigar a herança afro-europeia no trabalho escravo entre 1930 e 1975 na África Subsariana.

Os resultados do European Research Council ERC foram tornados oficiais esta terça-feira [ver PDF] e distinguem três portugueses, dois deles integrados na Universidade do Porto, com bolsas de cerca de um milhão de euros durante cinco anos.

Bolsa vai “consolidar equipa do CAUP”

Este ano, o ERC, organismo da Comissão Europeia, recebeu 2503 candidaturas, tendo premiado 219. O que, para o investigador Nuno Cardoso Santos, só reveste de importância esta “linha de financiamento”.

“Tem uma taxa de aprovação muito baixa, com painéis muito restritos e pessoas altamente competentes. Espera-se que passem apenas projectos de topo, de inovação, o que dá reconhecimento internacional aos meus projectos e significa que estou no bom caminho”, disse, em declarações ao JPN.

Em termos práticos, esta bolsa vai permitir, para além de “consolidar a equipa do CAUP”, “desenvolver ciência” que será aplicada no projecto ESPRESSO (Echelle SPectrogaph for Rocky Exoplanet and Stable Spectroscopic Observations) que, em 2014, estará em funcionamento para medir a velocidade radial das estrelas e, assim, verificar se a variação da velocidade poderá indicar a existência de planetas semelhantes à Terra.

O JPN tentou obter a reacção do investigador Alexander Keese, mas não a obteve em tempo útil.

Notícia em actualização