Música, teatro de marionetas, visitas guiadas, oficinas, pequenos mercados e até uma desfolhada. No domingo, a Fundação de Serralves recebe o Outono com toda a pompa e circunstância. Um evento com entrada gratuita.

Entre as actividades planeadas [ver programa em PDF], pode-se contar com uma Feira do Livro Infantil e uma Feira de Produtos Biológicos recheada compotas, ervas aromáticas e azeites. A fazer lembrar a estação que se aproxima, vendedores de castanhas vão estar espalhados pelo parque com os seus assadores. Quem quiser pode também trazer a sua merenda e aproveitar os jardins da fundação para conviver.

As oficinas, que decorrem de forma contínua entre as 10h00 e as 18h00, prometem transportar adultos e crianças para o universo tradicional seja com construção do Espantalho de Serralves ou com a actividade Desfolhar e Respigar. Aqui os visitantes vão ter a oportunidade de participar numa desfolhada e separar as espigas das barbas de milho e do folhelho.

Como nenhuma festa está completa sem música, também estão presentes os Tocá Rufar com uma actuação ambulante que tem início às 14h00 e é baseada na percussão tradicional portuguesa. O Orfeão Universitário do Porto também estará representado com a apresentação, às 17h00, do Grupo de Danças e Cantares do Minho do Orfeão Universitário do Porto.

O cinema também faz parte da Festa do Outono. Dos filmes que serão projectados destaca-se o filme “História de um Camelo que Chora”, de Luigi Falorni e Byambasuren Davaa, que será projectado no Auditório de Serralves às 15h00.

Para os mais pequenos, o Teatro de Marionetas promete divertir e educar. O espectáculo “Volta ao Mundo, Uma Viagem de Circo-Navegação”, de Raul Constante Pereira, que decorre na Clareira das Bétulas às 12h00 e às 16h30, põe em cena personagens ligadas à aventura, aos Descobrimentos e aos piratas.